Vai disputar uma Maratona? Saiba quais os principais erros que a grande maioria dos runners comete para que os evite e os resultados possam ser os melhores!

Distância por excelência na corrida, a Maratona implica não somente uma correta preparação, como também algum cuidado para não cometer certos erros que poderão colocar em causa o resultado final.

LEIA TAMBÉM
É oficial: Eliud Kipchoge confirma presença na Maratona dos JO2020

Precisamente com o objetivo de evitar tal desfecho, revelamos-lhes cinco dos mais comuns erros que a grande maioria dos estreantes nos 42,195 km comete ao entrar numa Maratona. Conheça-os para não os cometer também!

  • Beber líquidos em excesso no dia anterior
    Embora a hidratação seja importante, a verdade é que muitos runners acabam exagerando na quantidade de líquidos que ingerem no dia antes da prova. Como tal, não altere o ritual que costuma cumprir antes dos seus treinos longos só porque se trata da prova!
  • Começar mais rápido do que o definido
    Embora muitas vezes com a lição bem estudada, muitos corredores acabam deixando levar-se nos primeiros quilómetros da Maratona pelos adversários, imprimindo velocidades que não são as mais adequadas para si. Como tal, tenha sempre bem presente a estratégia definida à partida e cumpra-a!
Se pretende fazer uma maratona, o melhor é preparar-se convenientemente... e, já agora, não cometer alguns erros de palmatória!
Se pretende fazer uma maratona, o melhor é preparar-se convenientemente… e, já agora, não cometer alguns erros de palmatória!
  • Usar sapatilhas, vestuário ou cremes novos no dia da prova
    Erro vulgar, não raras vezes, cometido até mesmo pelos corredores já com alguma experiência, esta tentação acaba muitas vezes em bolhas nos pés, irritações na pele, inflamações em zonas mais dolorosas. Como tal, estrear o que quer que seja só mesmo nos treinos! Porque o seguro morreu de velho…
  • Sentir-se tão confiante que até aumenta o ritmo ainda antes de chegar aos 30 km
    Mais uma vez, a melhor decisão é confiar na estratégia definida para a prova. Porque, pelo menos até passar os 30 km, tudo pode ainda acontecer e a Maratona não costuma ser compreensiva com todos aqueles que não a respeitam! Portanto, mantenha o ritmo e estratégia delineada e não se deixe levar…

LEIA TAMBÉM
IRONMAN pretende organizar a Maratona e a Meia de Barcelona

  • Desvalorizar a vaselina e o protector solar
    Especialmente quando corremos grandes distâncias, problemas como a inflamação em zonas do corpo sujeitas a fricção podem colocar em causa o sucesso que se deseja. Razão pela qual a aplicação, antes da corrida, de vaselina nessas zonas pode fazer a diferença durante a corrida. Sendo que o mesmo acontece com o protetor solar, em dias de mais calor, cuja aplicação pode ser a melhor forma de não acabar com um escaldão ou até mesmo uma insolação!

LEIA TAMBÉM