Maratona de Barcelona 2020

Depois de muitas reticências, o já esperado aconteceu: a Maratona de Barcelona foi mesmo adiada. Inicialmente marcada para o próximo dia 15 de março, os 42,195 km da Cidade Condal foram reagendados para outubro.

O primeiro sinal surgiu já esta semana: um dos principais patrocinadores da Maratona de Barcelona, a marca de material desportivo ASICS, anunciou que, ao contrário de outros anos, em 2020 não participaria ou promoveria a Feira do Corredor, que é montada na zona de Partida e Meta. Razão: a necessidade de não contribuir para grandes concentrações de pessoas devido ao surto de coronavírus que está a alastrar na Europa.

Entretanto, apenas alguns dias depois deste anúncio, eis que a própria organização da corrida decide seguir pelo mesmo caminho ao anunciar o cancelamento da Maratona de Barcelona na data inicialmente prevista (15 de março) e a sua remarcação para outubro.

LEIA TAMBÉM
Marathon des Sables é a mais recente vítima do Coronavírus

«A decisão de adiar a Maratona de Barcelona, agendada para domingo, 15 de março, foi tomada numa reunião conjunta entre os representantes da Área de Desporto da Câmara, a Secretaria-Geral do Desporto da Autarquia, o Departamento de Saúde, o Departamento do Interior e a Agência de Saúde Pública de Barcelona», informou, em comunicado, a Câmara de Barcelona.

Ainda de acordo com a mesma nota, «ficou decidida a suspensão para que se continue a trabalhar na contenção do COVID-19, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e da OMS no que concerne a grandes eventos».

Afinal, também a Maratona de Barcelona não escapará às repercussões do COVID-19. Neste caso, vai ser adiada para o outubro
Afinal, também a Maratona de Barcelona não escapará às repercussões do COVID-19. Neste caso, vai ser adiada para o outubro

Já a organização da Maratona de Barcelona, atualmente entregue à RPM Racing, ainda não fez qualquer comentário ou tomada de posição sobre o tema.

Já há nova data

Entretanto, e embora cancelada na data inicialmente prevista, a Maratona de Barcelona tem já nova data: 25 de outubro, domingo.

O facto de ficar desde já agendada não deixa de ser uma boa notícia, ainda com riscos, nomeadamente quanto ao número de participantes para uma corrida que, nos últimos anos, ronda os 20 mil inscritos.