Kilian Jornet Trail

Reconhecido como um dos melhores corredores de Trail da história, Kilian Jornet acaba de fazer uma inesperada confissão: o espanhol quer fazer algo diferente este ano, pelo que admite vir a fazer uma passagem pela estrada, provavelmente a Maratona de Valência.

Kilian Jornet revelou o seu calendário de 2020, um calendário com poucas provas devido ao impacto ambiental, referiu o espanhol.

Na sua conta de Twitter, o catalão acabou anunciando aquilo que alguns há muito esperavam, ao reconhecer que, neste momento, apetece-lhe fazer algo diferente. Mais precisamente, fazer uma ou outra prova plana e em asfalto.

«Em tempos, cheguei a dizer que nunca correria no asfalto. No entanto, com o passar do tempo, aprendi a nunca dizer nunca… pelo que, se os meus treinos me permitirem, pretendo vir a participar numa prova plana»

Escolha poderá recair na Maratona de Valência

De acordo com a imprensa espanhola, a preferência de Kilian Jornet, em termos de corridas de estrada, poderá recair na Maratona de Valência.

Hoje em dia reconhecido como um dos maiores atletas de Trail de todos os tempos, o espanhol quer desenjoar um pouco em 2020. Como? Fazendo estrada! Foto: Facebook
Hoje em dia reconhecido como um dos maiores atletas de Trail de todos os tempos, o espanhol quer desenjoar um pouco em 2020. Como? Fazendo estrada! Foto: Facebook

A razão desta opção, afirmam alguns elementos da organização da prova valenciana, terá a ver com o facto de «Kilian ter uma relação bastante próxima com Marc Roig, o seleccionador espanhol de elite».

No entanto, e se a opção se confirmar, são os próprios responsáveis da Maratona de Valência a assumir o seu agrado se Kilian desejar a combinação de «asfalto, outono e Maratona. Ficaremos encantados em recebê-lo».

Não será a primeira vez

Embora a notícia possa surgir como uma surpresa para muitos, a verdade é que, a acontecer, não será a primeira vez que Kilian Jornet correrá uma prova de estrada.

LEIA TAMBÉM
Conseguirá Kilian Jornet derrotar um Base Jumper?

Há dois anos, o espanhol participou numa Meia-Maratona nos fiordes noruegueses, muito perto de onde reside, intitulada Geiranger Half Marathon.

Contudo, esta prova não tinha um trajeto propriamente plano, tendo Kilian terminado o percurso, com um Desnível Positivo de 1519 metros, com o tempo de 1h30m37. Ou seja, uma média a rondar os 4m20 por quilómetro.

Já na última primavera, o espanhol voltou a correr a mesma Meia, acabando não só por melhorar a sua anterior marca – fez 1h26m48 -, mas fixando mesmo um novo recorde da prova (o anterior era de 1h30m10).

LEIA TAMBÉM