Kilian Jornet Trail

A notícia veio agitar o mundo da corrida: Kilian Jornet, um dos melhores corredores de ultra-distância em montanha da atualidade, vai estrear-se nos 10 km de estrada já no próximo dia 17 de outubro. Para vencer?…

A notícia acaba de ser divulgada pela organização da prova, que terá lugar em Hytteplanmila, na Noruega, país onde, de resto, o catalão reside há já alguns anos.

Considerada a prova em asfalto mais rápida da Noruega, onde, de resto, o mais novo dos irmãos Ingebrigtsen, Jakob, conseguiu terminar em 2019 com um tempo de 27m54, também Jornet já havia manifestado publicamente o interesse de correr este em Hytteplanmila.

LEIA TAMBÉM
Kilian Jornet desvenda qual o seu percurso de Trail favorito

«Quando corro na passadeira, procuro vídeos de corridas na Internet para motivar-me e uma das que costumo ver é a de Hytteplanmila, prova em que já participaram alguns atletas muito fortes, como Sondre Men ou os irmãos Ingebrigtsen», assume o espanhol.

De resto, e embora Kilian Jornet já tenha demonstrado algumas das suas aptidões neste tipo de distâncias, mais concretamente em treinos, a participação numa prova ajudará o catalão a conhecer as suas reais capacidades para correr rápido em asfalto.

Kilian Jornet prepara já a estreia nos 10 km de Hytteplanmila

Depois da consagração na ultra-distância, setor em que começou a destacar-se logo aos 20 anos ao vencer o Ultra Trail du Mont Blanc, e neste momento com 32 anos a atravessar a maturidade desportiva plena, Kilian anunciou já que pretende dar uma volta de 180 graus na sua carreira, dedicando-se, nos próximos meses, às corridas em asfalto.

Contudo, o espanhol também já esclareceu que, com esta decisão, não pretende deixar de forma definitiva as corridas de montanha. Aliás, Kilian somou maais uma vitória em Sierre-Zinal, com 33 quilómetros e 2.200 metros de desnível positivo (leia aqui).

Apesar de concebida apenas para atletas profissionais, Kilian Jornet não deixou de garantir o primeiro lugar, com um tempo de 2h33m15.