O português João Andrade concluiu este sábado o primeiro desafio da OneHundred, organização que pretende mudar por completo o Ultra Mountain Trail a nível mundial.

A nomeada Douro Fastest Known Time decorreu entre Barca D’Alva e Cinfães pela N222, naquela que é conhecida pela «estrada mais bonita do mundo», já que abrange as paisagens do Alto Douro Vinhateiro. No total, 100 milhas (160,94 km) / +4.583m.


Como escreveu João Andrade antes do desafio na sua página do Facebook, o objetivo foi «estabelecer o tempo para a 1.ª rota de longa distância aqui aprovada e registada em Portugal. Um excelente teste piloto para a One Hundred, em que iremos experimentar muitos aspetos da inovação tecnológica, competitiva e de experiência para o atleta. Mas também iremos no futuro buscar o que ainda não se fez até hoje nas longas distâncias: o broadcast para a audiência num formato de fácil digestão. Rumo à profissionalização deste incrível desporto Mountain Trail Running

LEIA TAMBÉM
João Andrade: «Teremos um formato de competição diferente do habitual»

Como já referiu aos Corredores Anónimos, João Andrade pretende criar um circuito mundial de Ultra Mountain Trail, o denominado One Hundred World Series, com distâncias de 10 (16 km), 25 (40 km), 50 (80 km) e 100 (160 km) milhas, com início em Itália e Brasil já no próximo ano 2021. «E com expansão para outros países e continentes.»

O pontapé de saída foi dado precisamente em Portugal, num evento que serviu de teste para validar vários aspectos, entre eles a tecnologia.

Aliás, durante o desafio, foi possível acompanhar através de um live tracking como estava a ser a performance de João Andrade, além das redes sociais, evidentemente.

A OneHundred de João Andrade começou
A OneHundred de João Andrade começou

Apesar do forte calor deste sábado, o que dificultou em muito a tarefa de João Andrade, a verdade é que o português chegou ao fim do desafio após 23h15.

No entanto, o que é importante salientar é que nasceu aqui, literalmente, a OneHundred de João Andrade, que pretende, em breve, revolucionar por completo a modalidade. Agora é esperar pelas próximas novidades…

FOTOS: Matias Novo