Uma das provas míticas do Ultra Trail a nível mundial, a Western States 100M Endurance Run tem partida agendada para sábado, com Jim Walmsley em busca do tricampeonato.

A Western States 100M Endurance Run teve a sua primeira edição em 1973 e é a prova mais antiga do mundo nos 160 km. A prova começa na estação de esqui Squaw Valley, na Califórnia, palco dos Jogos Olímpicos de Inverno 1960, terminando na pista de Atletismo de Aubun, numa prova marcada pelo contraste de temperaturas.

A corrida tem um percurso de 160 quilómetros e apresenta um desnível positivo de 5.500 metros e um negativo de 7.000 metros. No total, os cerca de 300 corredores têm de concluir o trajeto em 30 horas se desejam ser considerados finisher.

Em mais uma edição, e como é habitual no seu curriculum, teremos alguns dos grandes nomes do Trail mundial. 

Na prova feminina, Clare Gallagher e Brittany Peterson, primeira e segunda colocadas em 2019, são consideradas pela imprensa norte-americana as favoritas para este ano. Mas também teremos na linha de partida outros nomes a reter, como Kaci Likteig, Beth Pascall, Camelia Mayfield, Nicole Bitter e Ruth Croft.

No masculino, há um nome a bater: Jim Walmsley, vencedor das duas últimas edições. Saliência ainda para Jared Hazen, Matt Daniels e Stephen Kersh, entre outros. Jim Walmsley que é precisamente o recordista da prova, tempo alcançado em 2019, quando correu a distância em impressionantes 14h0928 (leia aqui). 

A primeira vitória de Jim Walmsley na Western States 100M Endurance Run aconteceu em 2018. Antes, perdeu-se em 2016 quando liderava a prova (veja aqui o documentário) e, em 2017, desistiu após querer correr a distância em menos de 14 horas.

Recentemente, o norte-americano falhou o seu intuito de superar o recorde do mundo nos 100 km (leia aqui), algo que não conseguiu por… 12 segundos. Sim, 12 segundos…