Mainova IRONMAN Frankfurt

Depois da confirmação da realização da Maratona de Hamburgo, ainda que apenas para 13 de setembro, outras provas, com realização na Alemanha, foram definitivamente canceladas. Foi o caso da Maratona de Berlim e agora o IRONMAN de Frankfurt.

Evento que, tradicionalmente, alberga o Campeonato da Europa da distância, o IRONMAN de Frankfurt acaba de receber a sentença de morte definitiva em 2020.

A poucos dias da sua realização – deveria ter lugar no próximo fim-de-semana -, a organização do evento acaba de anunciar, de forma definitiva, que o IRONMAN de Frankfurt não se realizará em 2020, regressando apenas em 2021.

LEIA TAMBÉM
IRONMAN divulga protocolo para maior segurança e proteção

«Agradecemos a paciência demonstrada pelos nossos atletas», começa por afirmar, em comunicado, a organização, acrescentando que, «depois de avaliar todos os cenários possíveis, e com o acordo das autoridades da cidade, lamentamos anunciar que a prova [IRONMAN de Frankfurt] não se realizará em 2020».

Assim, pode ler-se no mesmo documento, «temos trabalhado arduamente nas últimas semanas com a cidade de Frankfurt e todas as restantes partes interessadas de forma a assegurar uma nova data para a realização do Campeonato da Europa de Frankfurt».

Regressa a 27 de junho… de 2021

Quanto à nova data, está, de resto, já encontrada: 27 de junho de 2021, ou seja, uma semana antes do Challenge Roth, situação que anuncia, desde já, a ausência do alemão Jan Frodeno.

Jan Frodeno é um dos atletas que poderá não participar na próxima edição do IRONMAN de Frankfurt
Jan Frodeno é um dos atletas que poderá não participar na próxima edição do IRONMAN de Frankfurt

Entretanto, com o cancelamento do IRONMAN de Frankfurt depois do IRONMAN de Gales também já ter sido cancelado, importa agora saber qual será o desfecho do IRONMAN de Vitória, agendado para 12 de julho. Sendo que, neste momento, o mais certo é que venha a ser igualmente cancelado.

O problema da qualificação para Kona

De resto, e considerado aquilo que está a ser a tendência, são cada vez menos as provas em que os atletas podem garantir um lugar no Mundial IRONMAN de Kona, agendado para 6 de fevereiro de 2021.

LEIA TAMBÉM
IRONMAN Cascais adiado para 7 de novembro de 2020

Perante este cenário, o mais certo é que o promotor do Mundial seja forçado a encontrar alguma solução alternativa, nomeadamente escolher os apurados para a categoria PRO (mas também para repartir os dorsais ainda existentes segundo os grupos etários).