Imfolozi Outrun 2019

Se correr na savana já será, por si só, um desafio enorme, então fazê-lo e dar de caras com um leão é caso para ficar com uma recordação para o resto da vida! Mesmo quando, e como foi o caso da Imfolozi Outrun, nada mais seja que uma estátua demasiado realista…

Foi, de resto, exatamente isso que aconteceu durante a Imfolozi Outrun, corrida de Trail que se realizou pela primeira vez e ao longo de dois dias em plena Reserva Natural iMfolozi, na África do Sul.

LEIA TAMBÉM
Sofía Gómez Uribe corre um Trail subaquático

Descrita como uma prova para equipas, ainda que aceitando igualmente inscrições individuais, a prova disputa-se em plena savana africana ao longo de um percurso que, no total, não excede os 32,5 km – 19 km no primeiro dia, 13,5 km no segundo. Ambos complementados por variações de altitude que, fácil e rapidamente, atingem os 360 metros de inclinação.

A maior dificuldade

No entanto, e a par das já esperadas oscilações do terreno, os participantes na edição inaugural acabaram vivendo igualmente uma verdadeira e enorme surpresa preparada pela organização ambientalista KZN Wildlife. Que, de resto, é também a entidade responsável pela gestão da reserva.

Embora não sendo real, o leão "preparado" pela KZN Wildlife era, sem dúvida, muito convincente. Foto: Imfolozi Outrun Facebook
Embora não sendo real, o leão “preparado” pela KZN Wildlife era, sem dúvida, muito convincente. Foto: Imfolozi Outrun Facebook

Numa dada parte do trajeto da Imfolozi Outrun, os atletas começavam por ter à sua espera uma equipa de filmagem, cuja verdadeiramente missão era que distraí-los. Do quê? Do súbito aparecimento de um leão por entre as ervas altas.

Embora não sendo mais do que uma estátua extremamente convincente, a verdade é que o impacto da surpresa era tal que só depois de se perceberem que se tratava de uma brincadeira é que os atletas acabavam desfazendo-se em gargalhadas… nervosas, certamente.

LEIA TAMBÉM
Trail: circuito ATRP PRO League vai distribuir 26300 euros em prémios

Uma espécie de alerta

Em declarações aos jornalistas, os responsáveis da KZN Wildlife recordaram que o objectivo da brincadeira era alertar para a importância da fauna e da flora locais, sendo que, este leão «acabou revelando-se uma óptima surpresa» para os atletas participantes na Imfolozi Outrun.

Entretanto, com a realização daquela que foi a primeira edição, na qual participaram um total de 300 atletas, a iMfolozi Outrun não deixou de cumprir a sua finalidade primeira: o arrecadar de fundos com vista à manutenção e preservação da reserva com o mesmo nome.

Disputada na verdadeira savana africana, a Imfolozi Outrun acaba proporcionando imagens como esta. Foto: Imfolozi Outrun Facebook
Disputada na verdadeira savana africana, a Imfolozi Outrun acaba proporcionando imagens como esta. Foto: Imfolozi Outrun Facebook

Estes fundos foram aplicados, em primeiro lugar, na renovação de instalações e equipamento utilizados pelos guardas florestais, seguindo-se a utilização das restantes verbas na criação de programas de educação junto das comunidades que vivem à volta do parque.

LEIA TAMBÉM
Algarviana Ultra Trail com novo recorde: 300 km em pouco mais de 38 horas!

Segundo edição já está em andamento

Entretanto, a KZN Wldlife encontra-se já a promover a segunda edição da Imfolozi Outrun, com ou sem leão, a qual terá lugar entre 22 e 23 de agosto de 2020, no mesmo local.