É um estudo da RunRepeat que o garante: o Havaí tem os maratonistas mais lentos dos 50 estados dos Estados Unidos da América. A explicação, dizemos nós, talvez resida no calor, uma vez que os da Califórnia vêm logo a seguir…

O estudo, que teve como universo um total de 19,6 milhões de resultados, obtidos em mais de 16 mil provas um pouco por todos os Estados Unidos, entrega, de resto, o título do Estado com os maratonistas mais rápidos ao Massachussets – coincidência ou não, precisamente o Estado onde tem lugar a Maratona de Boston!

De acordo com este trabalho, os maratonistas do Massachussets correm, em média, os 42,195 km em 4h04m20. Marca que, na Maratona de Boston, só garantiria um lugar à partida no caso de se tratar de um homem entre os 70 e os 74 anos ou uma mulher entre os 60 e os 64 anos.

Maratona de Boston

Quanto aos maratonistas mais lentos dos EUA, os quais têm origem no Havaí, cumprem a distância, em média, em 6h16!

Tempo médio na Maratona tem vindo a aumentar

O estudo conclui ainda que a média de tempo para cumprir a Maratona, nos Estados Unidos, tem vindo a aumentar progressivamente desde 1986, sendo que um dos motivos possíveis apontados é a democratização do acesso a cada vez mais provas do género, levando a que sejam cada vez mais os corredores amadores ou iniciantes a tentarem fazer a distância.

LEIA TAMBÉM
O percurso e os conselhos para correr a Maratona de Boston…

Igualmente a poder justificar esta realidade, é referido o facto do número de participantes na Maratona, a nível mundial, ter caído 13% desde 2016 – a única excepção é a Ásia, onde a Maratona tem vindo a ganhar popularidade. Sendo que o aumento dos tempos pode resultar também do facto dos maratonistas estarem a envelhecer: dos 35,2 anos em 1986 passou-se para os 39,3 anos em 2018.

Mulheres seguem a tendência

Relativamente à participação feminina e regressando aos EUA, mantêm-se os resultados já referidos, com as mulheres do Massachussets a mostrarem-se as maratonistas mais rápidas, ao passo que as do Havaí são as mais lentas.

LEIA TAMBÉM
A chegada mais emotiva da Maratona de Boston

Aliás, e sobre as maratonistas femininas do Massachussets, refira-se o facto de correrem, em média, mais rápido a Maratona que os homens oriundos de 36 dos 50 estados dos Estados Unidos.

Outro dado a reter é que o tempo médio para cumprir a Maratona não aumentou em todos os estados, tanto nas mulheres como nos homens

Segundo o estudo, os maratonistas oriundos do Novo México tornaram-se 27 minutos mais rápidos na distância, sendo que, no plano oposto, estão os maratonistas da Florida, que, em média, tornaram-se 40 minutos mais lentos!…

LEIA TAMBÉM