Se acha que cumprir um quilómetro na vertical em 30 minutos ou menos é brincadeira de crianças, dizemos-lhe que está enganado! A prová-lo temos este vídeo da Salomon Running, o qual mostra o que significa enfrentar o Fully Vertical Kilometre.

No vídeo da Salomon Running que hoje aqui trazemos, o desafio chama-se Fully Vertical Kilometre e realiza-se por uma antiga linha de ascensor já desativada, mais concretamente na comuna suíça de Fully, em plenos Alpes. Um trajeto de 1,9 quilómetros que, com uma inclinação de 1.000 metros, é palco de uma competição cujo objetivo passa por fazer o percurso em menos de 30 minutos.

LEIA TAMBÉM
Há um atleta que já correu da Terra à Lua – Sabe quem é? (Parte 3)

Entre os protagonistas deste desafio surge o montanhista e corredor de trail suíço Rémi Bonnet, o qual, depois de já ter vencido por duas vezes o campeonato mundial de Skyrunning VK, começou por fazer uma primeira tentativa, em junho, não indo além dos 30m33.

Aliás, importa referir que, até à realização deste vídeo com Bonnet, apenas dois corredores haviam tentado, e conseguido, o feito desejado de correr a distãncia em menos de 30 minutos: o italiano Urban Zemmer, que, em 2014, conseguiu fazer os 1,920 metros do percurso em 29m42; e, três anos depois, Philip Goetsch, que terminou com a marca fenomenal de 28m53 (no feminino, o recorde está na posse de Christel Dewalle, com 34m44, tempo alcançado em 2014).

Exceptuando estes dois nomes, apenas uma mão cheia de atletas conseguiram cumprir o desafio em menos de 31 minutos, um dos quais o catalão Kilian Jornet, que registou como recorde pessoal 30m38.

Rémi Bonnet
Rémi Bonnet

Uma questão de mentalidade

«Eu acredito que um desafio como este é algo mais mental que físico. É claro que temos de estar bem preparados, mas, se conseguirmos ser fortes mentalmente, seremos mais rápidos», comentava Rémi Bonnet antes de avançar para esta segunda tentativa.

Contudo, e como podemos ver no vídeo, é possível ver o suíço numa tentativa inicial a confirmar tais palavras, com Bonnet a não conseguir o feito pretendido por 0s09, levando-o mesmo a afirmar que «nunca mais» fará tal coisa.

No entanto, e apenas menos de uma semana após esta tentativa, Rémi voltou a atacar o Fully Vertical Kilometre para então sim concluir com o tempo de 29m53, tornando-se assim no terceiro de quatro a conseguir até hoje realizar o objetivo.

Quatro? Sim, quatro porque também Kilian Jonet voltou a atacar o Fully Vertical Kilometre, terminando desta feita com o tempo de 29m51…