Flora Duffy, das Bermudas e uma das favoritas ao triunfo final, conquistou a medalha de ouro no triatlo feminino. A portuguesa Melanie Santos foi 22.ª colocada.

Era um dos nomes a bater e não era para menos, já que Flora Duffy, campeã do mundo em 2016 e 2017, era considerada por muitos o nome da prova. A atleta das Bermudas esteve sempre presente no pelotão da frente, assumindo a liderança da prova precisamente no terceiro segmento, a corrida. Após nadar 1,5 km e pedalar 40 km, num percurso bastante complicado devido à tempestade que se abateu em Tóquio, Flora Duffy correu sem problemas os 10 km, ganhando o ouro olímpico com o tempo de 1h55m36.

A performance de Flora Duffy
A performance de Flora Duffy

Este foi a primeira medalha de ouro das Bermudas na história dos Jogos Olímpicos. Antes, apenas uma medalha de bronze no boxe, em 1976.

Nas posições seguintes ficaram Georgia Taylor-Brown, da Grã-Bretanha, com mais 1m14, e a norte-americana Katie Zaferes, com mais 1m27. De referir que a britânica sofreu um furo na última volta do ciclismo e acabou por se afastar do grupo da frente por 22 segundos, tempo que pode ter ditado o seu destino na luta pela medalha de ouro. Já Zaferes pode finalmente sorrir, depois de um ano bastante complicado devido a morte do seu pai.

LEIA TAMBÉM
Triatlo: Kristian Blummenfelt correu os 10 km do título olímpico a 2m57/km

Em relação a Portugal, Melanie Santos, que fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos, terminou na 22.ª posição, com o tempo de 2h02m06. 

Já Vittoria Lopes foi a melhor do Brasil, terminando o triatlo olímpico na 28.ª posição, com o tempo de 2h03m09. De referir que a brasileira iniciou os 10 km da corrida com o grupo da frente…

A outra brasileira em prova, Luísa Baptista, foi 32.ª.

Nota ainda para a suíça Nicola Spirig, que, aos 39 anos, mãe de três filhos e nos seus quintos Jogos, alcançou um honroso sexto lugar (mesma classificação de Pequim 2008), com o tempo de 1h58m05.

De referir que cerca de 15 atletas não terminaram a prova por terem sido dobradas pelas primeiras colocadas.