Devido ao confinamento, era proibido correr em Espanha, algo que vai mudar a partir de sábado, 2 de maio. No entanto, entre às 6-10h00 e 20-23h00.

Há muito que os amantes da corrida (e não só) esperavam a notícia de quando poderiam voltar a correr. Pois bem, já sabem: sábado, dia 2 de maio.

No entanto, há algumas condições a tomar, tudo para evitar a propagação da pandemia do coronavírus, principalmente por Espanha ser um dos países mais afetados com a covid-19, registando mais de 23 mil mortes.

Uma das medidas é a limitação horária. Portanto, quem quiser correr de manhã, apenas o poderá fazer entre às 6 e 10h00; depois, só a partir das 20h00 e até às 23h00.

LEIA TAMBÉM
Poderão as corridas passar a realizar-se com 50% dos corredores?

O objetivo é evitar, deste modo, a acumulação de pessoas em parques, ruas e espaços habituais de corrida, como aconteceu, por exemplo, em Paris e mesmo em Espanha há poucos dias, com a possibilidade das crianças saírem à rua, entre o meio-dia e às 19h00.

Além da limitação horária, há outras medidas a reter, revelou o Ministério da Saúde espanhol, como só poder correr individualmente e uma vez ao dia:

  • Impossibilidade de fazer exercício físico, como a corrida, apenas no concelho de residência
  • Realizar atividade física uma vez ao dia
  • Saídas individuais
  • Saídas entre às 6h00 e 10h00 e 20h00 e 23h00h
  • Maiores de 70 anos apenas podem sair entre às 10h00 e 12h00 e 19h00 e 20h00
  • Em localidades com menos de 5000 habitantes não há limites horários

No entanto, refira-se que cada comunidade espanhola poderá ditar as suas próprias regras. Por exemplo, em Madrid, uma das cidades mais castigadas pela covid-19, os exercícios físicos só serão permitidos a partir do dia 9 de maio.

Recorde-se que, em Portugal, o primeiro-ministro, António Costa, divulgou as regras que vão imperar a partir de segunda-feira, 4 de maio. Concretamente ao desporto, podemos ler no comunicado revelado pelo Conselho de Ministros: «Possibilidade de prática de desportos individuais ao ar livre.» Ou seja, uma medida bastante abrangente e que poderá causar alguma confusão…

LEIA TAMBÉM