Há uma idade específica para correr uma distância em particular na corrida? Nada é lei, mas há distâncias que devem ser corridas em certas idades.

Considerada consensualmente como um desporto que todos podemos realizar, novos e velhos, jovens e menos jovens, a corrida tem, principalmente no que às provas diz respeito, desafios e distâncias distintas face às quais a idade não deixa de revelar o seu peso.

De resto, e até por questões fisiológicas, a realidade nua e crua é que, por exemplo, um atleta mais jovem tem, à partida, uma maior capacidade para enfrentar provas de velocidade ou particularmente rápidas do que um atleta mais veterano. Tal como um atleta na casa dos 40 anos terá, em princípio, já maior experiência e conhecimento do que um iniciante para levar a cabo uma Maratona.

LEIA TAMBÉM
Capacidade aeróbica: saiba como melhorá-la

Então, qual a minha distância ideal para a minha idade?

Na verdade, e como já foi dito até aqui, tudo depende das faixas etárias.

Embora não sendo este um princípio incontornável ou imutável, os especialistas entendem que um atleta, aos 20 anos, está numa etapa do seu desenvolvimento fisiológico que lhe permite correr rapidamente sem grande experiência como atleta, como por exemplo os 5 km, podendo até mesmo arriscar nos 10 km mediante alguma preparação para a prova propriamente dita.

Pelo contrário, alguém na faixa etária dos 30 anos começa, especialmente quando com alguma preparação, a manifestar propensão, fisiologicamente falando, para provas já mais longas, como é o caso da Meia-maratona ou até mesmo da Maratona.

Numa idade em que o atleta junta, na maior parte dos casos, a força e velocidade à experiência, a Meia-Maratona surge como um desafio importante na evolução enquanto corredor, ao mesmo tempo que a Maratona se apresenta como a consagração do atleta enquanto tal. Até porque esse é, não raras vezes, um passo que a maioria dos atletas amadores acaba por não dar…

O mesmo se passa, de resto, uma vez ultrapassados os 40 anos, faixa etária em que a Maratona surge como a distância ideal para qualquer corredor já experiente e que deixou de fazer da velocidade a sua maior qualidade, contrapondo esse aspeto com uma resistência e experiência que só encontra explanação total nos 42,195 km.

Finalmente, ultrapassados os 50 anos, a certeza de que qualquer distância está ao seu alcance, já não como palco para marcas de referência, mas enquanto momento de superação própria, de satisfação pessoal, de manutenção da boa forma física.

Afinal e seja qual for a idade de que falemos, é essa a essência do Desporto