Para quem deseja perder peso, a dieta low carb virou uma moda mundial. Resumidamente, esta nova tendência promove a redução do consumo de carboidratos. A pergunta é obrigatória: para quem pratica atividades aeróbicas intensas, como a corrida, a dieta low carb é indicada?

A dieta low carb prioriza no seu cardápio alimentos com um maior teor de carboidratos de baixo índice glicémico. Como todos sabem, o corredor, por ser um atleta de resistência, depende precisamente dos carboidratos como a sua fonte de energia. Por isso, podemos perguntar o que acontece a nossa performance se ocorrer a limitação do seu consumo?

Pesquisadores da Nova Zelândia testaram os efeitos de uma dieta sem carboidrato, que interferiu na velocidade e eficiência do exercício. O estudo foi publicado no Journal of American College of Sports Medicine.

A pesquisa revelou que atletas que seguiram a dieta sem carboidratos obtiveram a maior parte da energia necessária através de refeições ricas em gordura, mais concretamente 4% de carboidratos e 78% de gorduras.

Já as alimentações sem restrição foram compostas em cerca de 43% de carboidratos e 38% de gordura. Em seguida, os corredores passaram por testes na passadeira/esteira, onde correram até a exaustão.

LEIA TAMBÉM
Os superalimentos para a corrida segundo Mafalda Rodrigues de Almeida

Nas corridas de intensidade moderada, a prática do exercício teve a mesma eficiência dos participantes. Mas, em corridas mais intensas, as performances diminuíram nos corredores com a dieta reduzida em carboidratos, com a queda da velocidade em cerca de 5%.

Portanto, e segundo os investigadores, a dieta low carb torna-se adequada quando o corredor tem um esforço moderado enquanto corre. Caso o objetivo seja mais velocidade, força ou corridas mais intensas, o melhor talvez seja não ser um adepto da dieta low carb. Isso ocorre porque a gordura é uma fonte de combustível menos eficiente para a prática de exercícios com alta capacidade aeróbica do que os carboidratos.

Resumindo: evitar ou não a dieta low carb para quem corre vai depender dos objetivos de cada corredor. Na dúvida, procure um profissional em nutrição.