Jim Walmsley. Foto: Hoka One One

A Hoka One One acaba de anunciar o lançamento dos Carbon X2, concebidos, segundo o fabricante, para ajudar os atletas a baterem os seus próprios recordes. A demonstrar esta intenção surge o Projecto Carbon X 2, iniciativa que visa bater o recorde mundial dos 100 quilómetros.

Descritas pela Hoka One One como uns ténis leves e propulsores, serão as novas Carbon X2 a vestirem os pés de um grupo de atletas já patrocinados pela marca, que, no seguimento do Projecto Carbon X 2, pretendem bater o recorde do mundo dos 100 quilómetros.

Liderados pelo especialista de ultra-trail de longas distâncias Jim Weasley, o qual participou, em novembro, no Golden Trail Championship, e Camille Herron, contratação recente da Hoka One One, da equipa fazem ainda parte o sueco Elov Olsson e a irlandesa Caitriona Jennings.

Quanto à corrida em que a formação da Hoka One One procurará bater o recorde mundial dos 100 quilómetros, realizar-se-á, segundo a marca, já no próximo sábado, dia 23 de janeiro, a partir das 07h00 em Phoenix, EUA. A prova será transmitida em direto e de forma gratuita através do site hokaoneone.com.

No caso das mulheres, o recorde mundial está nas 6h33m11, tempo fixado pela japonesa Tomoe Abe, em 2000.

LEIA TAMBÉM
Katie Asmuth vence Hoka One One Bandera 100 com um tampão no… nariz

Já o recorde mundial dos 100 km masculinos está atualmente nas 6h09m14, feito conseguido pelo japonês Nao Kazami, em 2018.

«Na Hoka tornámo-nos na marca que somos hoje graças à capacidade que temos demonstrado para estabelecer metas ambiciosas, sem qualquer compromisso, e adotando uma abordagem ousada e inesperada para atingir essas mesmas metas», afirma o diretor Global de Marketing Desportivo da marca francesa, Mike McManus. «Ttalvez nenhuma outra das nossas sapatilhas incorpore melhor esse espírito do que as Carbon X 2, projetadas sem compromisso para oferecer o melhor em inovação de desempenho.»

Hoka One One Carbon X 2

No entender de Mike McManus, os novos ténis permitem «a todos os atletas (…) voar independentemente dos seus objetivos», sendo que «talvez nenhum outro evento represente isso melhor do que o Projeto Carbono X 2 – uma oportunidade para alguns dos nossos atletas de elite tentarem ir mais longe e mais rápido do que jamais imaginámos ser possível

As sucessoras da Carbon X

De referir que as Hoka One One Carbon X 2 destacam-se por contar com uma placa de fibra de carbono na meia-sola,  tal como as anteriores Carbon X. Estão desenhadas, segundo o fabricante, «para proporcionar uma passada suave e impulsionadora através do ciclo de marcha com uma passada eficiente ao longo de muitos quilómetros».

Hoka One One Carbon X

A par do carbono, as Carbon X 2 contam ainda com uma meia-sola Profly e um exterior em borracha EVA. Tudo com o objetivo de contribuir para ritmos rápidos e correr a grande velocidade quando em competição.

Comparativamente às antecessoras Carbon X, as novas sapatilhas da Hoka One One apresentam um tecido superior mais simples e a proporcionar um ajuste leve e respirável, bem como uma língua colada para uma maior proteção dos pés.

Com um peso total de 239 gramas e um drop de 5 milímetros, as Hoka One One Carbon X2 deverão chegar a Portugal ainda durante o mês de janeiro, com um preço ainda por conhecer.