A cidade de Bilbao terá uma nova Maratona, concretamente a Bilbao Bizkaia Marathon, agendada para 6 de março de 2022.

A nova Bilbao Bizkaia Marathon será uma prova 100% urbana e vai passar pelos principais pontos turísticos da cidade, mas também pela sua área metropolitana, já que vaio chegar até Getxo, por exemplo. Puente de la Salve, Teatro Arriaga, Ayuntamiento ou Puente de Bizkaia serão alguns dos locais por onde passará a prova, que terá o Museu Guggenheim como meta final.

LEIA TAMBÉM
Organizadores dos Jogos de Tóquio pedem para não haver público na rua na Maratona e na marcha

Segundo a imprensa espanhol, a nova Maratona de Bilbao será plana e com largas retas, com apenas 30 curvas de 90 graus. Ou seja, um trajeto com o objetivo de alcançar grandes marcas. 

Ao longo de todo o percurso,os atletas terão pontos de animação. Já os abastecimentos serão de 5 em 5 km até os 30 km, quando passarão a cada 2,5 km. De notar ainda que a Maratona não terá outra prova a decorrer em simultâneo.

De notar que a nova Maratona de Bilbao não se resume a prova em si, já que os organizadores prometem diversas atividades desde o dia 4 de março, sexta-feira, pois o objetivo é fazer com que os atletas e os seus acompanhantes vivam a cidade desde que cheguem a Bilbao. 

A Bilbao Bizkai Marathon assume também o seu papel amiga do meio ambiente, com várias iniciativas que pretendem alertar para esse problema mundial. 

As inscrições para a prova começam a 15 de julho (clique aqui).

De referir que o evento terá ainda uma prova de 10 km.