Jared Campbell e Luke Nelson, que correram sempre juntos, foram os últimos resistentes da célebre Barkley Marathons, mais uma vez sem finalistas.

Depois de cancelada no ano passado devido à pandemia, a Barkley Marathons voltou a acontecer este ano, apesar de ter sido realizada com fortes medidas de segurança sanitárias.

No entanto, se este ano a prova realizou-se com algumas novidades por parte da organização, o seu desfecho foi o mesmo dos anos anteriores, já que, mais uma vez, a montanha foi mais forte do que o homem. 

Recorde-se que, desde a primeira edição, em 1986, apenas 15 corredores conseguiram terminar a prova.

No total, a Barkley Marathons apresenta 160 km, divididos em cinco voltas de 32,2 km no Frozen Head State Park, com um desnível positivo de 20 mil metros. O desafio dos atletas é terminar a prova em 60 horas, embora haja sempre tempos de corte a cada volta, num percurso novo a cada edição e sem marcações.

LEIA TAMBÉM
Um curto documentário explica o fascínio e a dureza da Barkley

Este ano, 36 atletas começaram a prova. No entanto, após a segunda volta, apenas dois continuavam (cerca de 20 ficaram já na primeira volta…), concretamente Jared Campbell, o único até hoje a terminar este desafio por três vezes, e Luke Nelson. Os dois, que sempre correram juntos, cortaram a segunda volta em 24h32, quando o limite era de 26h40.

Para termos uma ideia, Campbell, quando foi finalista da Barkley Marathons, terminou a segunda volta com o tempo de 17h20 (2012), 17h49 (2014) e 19h02 (2016).

Ou seja, muitos não acreditavam que Campbell e Nelson iriam terminar a corrida, o que acabou por acontecer, já que nenhum dos dois conseguiu terminar a terceira volta no tempo limite, 36 horas. No entanto, ambos conseguiram terminar a terceira volta em menos de 40 horas, alcançando assim a denominada Fun Runs.

A prova deste ano ficou marcada pelas condições meteorológicas, com tempestade e uma constante chuva, o que aumentou ainda mais a dificuldade da Barkley Marathons.

No entanto, mesmo com bom tempo, a verdade é que a Barkley Marathons dita as suas leis e este ano não teve mais uma vez finalistas. Recordemos: desde 1986, apenas 15 corredores conseguiram o feito de terminar as cinco voltas em 60 horas.