Aeróbica ou Musculação? Especialmente entre os corredores iniciantes e que padecem de excesso de peso, a questão da melhor forma de queimar calorias é algo que vulgarmente ocupa muitos espíritos. Qual a resposta?

Especialmente entre os corredores iniciantes, não raras vezes a perda de peso é uma necessidade e um objetivo a alcançar, ainda que muitos desconheçam a melhor forma de a atingir.

É de resto desta dúvida que acaba por nascer a indecisão entre musculação e aeróbica enquanto soluções adequadas para a queima de calorias. No entanto, ambas desempenham um papel muito específico e particular nesse mesmo desafio.

LEIA TAMBÉM
Os mitos da nutrição na corrida de endurance

Tentando não enveredar por uma explicação demasiado exaustiva, importa começar por dizer que, com uma sessão de musculação, o corredor não queimará tantas calorias quanto numa aula exigente de aeróbica.

No entanto, com uma sessão de musculação e o consequente aumento da sua massa muscular, o corredor conseguirá um efeito indireto de aceleração do seu metabolismo, que levará a que o consumo de calorias, mesmo quando em repouso, seja mais elevado do que num atleta em condições normais.

Graças ao aumento de massa muscular, o organismo passará a necessitar de queimar mais calorias de forma a alimentar a musculatura, mesmo quando o atleta em repouso.

Apesar de muitos dizerem o contrário, a musculação também tem algumas vantagens sobre a aeróbica
Apesar de muitos dizerem o contrário, a musculação também tem algumas vantagens sobre a aeróbica

A importância da intensidade na aeróbica

Comparado com este processo, a reação em cadeia conseguida com o exercício aeróbico acaba sendo bem mais limitada no tempo, ainda que, também aqui, se mantenha a queima de calorias no período pós-treino, resultante da necessidade do organismo de garantir energia para que os tecidos permaneçam vivos.

No entanto, e neste caso específico, para que o organismo continue a queimar calorias até 24 horas após o final do exercício, é preciso que o treino tenha sido realizado numa intensidade alta, já que, caso tenha sido cumprido numa intensidade mais baixa, a queima de calorias não deverá alongar-se para lá das três horas…