Atleta qualificado para Tokyo 2020, o maratonista paraguaio Derlys Ayala quer alterar a sua tatuagem para 2021, já que a competição será realizada no próximo ano. O seu post tornou-se viral no seu país e o sul-americano recebeu várias mensagens sugerindo soluções para o seu problema.

«Alguém me ajude a pôr 2021», escreveu Derlys Ayala na sua conta do Instagram, junto com uma foto onde mostrava uma tatuagem com a inscrição Tokyo 2020, junto com os cinco aros olímpicos.

O paraguaio recebeu de imediato inúmeras mensagens de apoio, mas também sugestões:

«Não te preocupes porque os jogos vão manter o nome “Tokio 2020”, é uma marca registada com esse nome. Em todo o caso, abaixo colocaria a data da Maratona que vais correr nos jogos. Depois de a correres, obviamente.»

View this post on Instagram

🇵🇾🇵🇾🇵🇾🇵🇾🇵🇾

A post shared by Derlys Ayala OLY (@derlysrun) on

No seu último post, Derlys Ayala corre com uma máscara e ressalta que todos devem ter alguma calma neste regresso, referindo que há «tempo para recuperar a condição física».

Recorde-se que os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados para o próximo ano devido a pandemia do coronavírus, com o início do evento a ser realizado a 23 de julho de 2021. O COI e o Governo japonês referiram que o jogo foi adiado com o objetivo de «salvaguardar a saúde dos atletas, de toda a gente envolvida nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional».

LEIA TAMBÉM
Depois de 7 maratonas consecutivas, 100 km em 48 horas

A medida do COI e do Governo japonês foi ao encontro dos desejos dos atletas, que pediam com urgência a nova data do evento tendo em vista a preparação das suas temporadas com o objetivo da qualificação para os jogos.

No entanto, os atletas que já tinham assegurado o seu passaporte para Tóquio 2020 estão automaticamente qualificados para a edição do próximo ano.

De referir ainda que os Jogos Paralímpicos de Tóquio no próximo ano serão realizados entre 24 de agosto e 5 de setembro.