A holandesa Sifan Hassan registou o recorde do mundo da Hora em Bruxelas, superando o registo mundial da etíope la etíope Dire Tune.

Sifa Hassan correu 18.930 metros em 60 minutos, o que faz com que este seja o novo recorde do mundo da Hora, que estava na posse de Dire Tune, que, em junho de 2008, correu 18.517 metros, ou seja, menos 413 metros.

A corrida foi frenética, com Sifan Hassan numa luta de titãs com a recordista mundial da Maratona, Brigid Kosgei, que apenas cedeu nos 30 segundos finais. A queniana não escondeu a sua desilusão no final, naquela que foi a sua primeira corrida em pista.

LEIA TAMBÉM
Mo Farah é o novo recordista mundial da Hora

Recorde-se que a holandesa detém o recorde do mundo da milha e dos 5 km e é a atual campeã mundial nos 1500 metros e 10000 metros.

No final, Sifan Hassan referiu que não se sentiu bem no início da corrida mas, com o desenrolar da prova, acabou por se sentir bem, o que fez com que superasse o recorde mundial da Hora.

Recorde-se que a holandesa, de 26 anos, estabeleceu recentemente o novo recorde mundial da milha (1,609 km), superando o anterior registo da russa Svetlana Masterkova, datado de 1996.

Na etapa da Diamond League de Mónaco, Sifan Hassan correu a distância em 4m12s33. O registo de Masterkova era de 4m12s56.