A portuguesa Mariana Machado alcançou uma saborosa vitória no Cross Mariano Haro de Palência, prova que dá o pontapé de saída do Corta-mato em Espanha. Recorde-se que, este ano, a 8 de dezembro, Lisboa organiza o Europeu da modalidade, no Parque da Boavista.

Uma das esperanças nacionais no Europeu de Lisboa, Mariana Machado começou do melhor modo a temporada, com um triunfo importante em Espanha, país que também apresenta bons atletas no Corta-mato.

A Guerreira do Minho participou na competição sénior e foi a grande vencedora, superando a atletas espanhola Marta García.

A portuguesa terminou o exigente percurso com o tempo de 27m57, 16 segundos mais rápida que a atleta local. No terceiro lugar do pódio ficou Beatriz Álvarez, também de Espanha, com 28m17.

LEIA TAMBÉM
Carlos Costa e Rosa Madureira melhores portugueses na Maratona do Porto
Sabe qual o tipo de sapatilhas que deve escolher para começar a correr?

Na sua sétima edição, Mariana Machado já soma duas vitórias no Cross Mariano Haro de Palência, já que venceu no ano passado.

Este ano, a corrida ficou marcada pelo vento gélido que se fez presente a todo o momento. No entanto, e ao contrário das previsões, não choveu, para satisfação dos atletas, que foram presentados com um Sol de outono.

Mariana Machado liderou a prova desde o início, num pelotão que ficou formado ainda com Marta García, Lidia Campo e Beatriz Álvarez. Na última volta, a portuguesa apertou com o ritmo e apenas Marta García conseguiu manter na cola de Mariana Machado, que, no entanto, acabou por ser mais forte, terminando a prova isolada.

Um excelente resultado para a portuguesa que completa 19 anos a 12 de novembro, já que Mariana Machado pretende brilhar no Europeu de Lisboa, com Portugal a receber o evento depois de Oeiras 1997 e Albufeira 2010.

FOTO: LEON NOTICIAS