Mariana Machado Corta-Mato

A portuguesa Mariana Machado conquistou, este domingo, a medalha de bronze na corrida feminina de Sub-20 dos Campeonatos Europeus de Corta-mato, que este domingo decorrem em Lisboa. Já na competição masculina de juniores, Etson Barros foi o melhor português, terminando no quarto lugar.

Filha da antiga campeã Albertina Machado, Mariana Machado era uma das atletas portuguesas relativamente à qual havia maiores expectativas.

Com 19 anos, Mariana chegou, inclusivamente, a liderar a prova, mas acabou perdendo a liderança para a italiana Nadia Battocleti, que assim revalidou o título. Foi ainda ultrapassada, na fase final, pela eslovena Klara Lukan, segunda classificada.

LEIA TAMBÉM
Portugal com 37 atletas no Europeu de Corta-mato de Lisboa

A portuguesa terminou com o tempo de 14m10s, mais 12s que a vencedora.

Etson Barros à beira das medalhas

Na competição masculina de Sub-20, Etson Barros fez uma corrida de trás para a frente, andando durante muito tempo no 12.º lugar, para terminar no quarto posto.

Numa prova em que a vitória, sem contestação, pertenceu ao norueguês Jakob Ingerbritsen, que assim amealhou o seu quarto título neste escalão, ao terminar com o tempo de 18m20, no segundo posto ficou o turco Ayetullah Aslanhan, com o tempo de 18m58, seguido do irlandês Efrem Gidey, terceiro, com 19m01.

Fazendo uma prova de trás para a frente, Etson Barros chegou ao quarto lugar, a apenas 45 segundos do lugar mais baixo do pódio [foto: slbenfica.pt]

Já Etson Barros terminou a apenas 45 segundos do lugar mais baixo do pódio.

Portugal quarto por equipas nos Europeus de Corta-Mato

Na classificação por equipas, destaque para o quarto lugar da equipa masculina de Portugal, com os mesmos 39 pontos da terceira classificada, a Irlanda.

Nos restantes lugares do pódio, ficaram a Noruega, segunda, com 38 pontos, e a campeã Grã-Bretanha, com 25 pontos.