A Highgate Harriers Night dos 10.000m PBs é considerada uma das provas mais singulares da Grã-Bretanha. Este ano, a competição, que promove uma autêntica festa ao redor da pista, conta com vários nomes do atletismo britânico, que lutam para garantir as suas presenças no Mundial de Londres, em agosto. Mas também com Jessica Augusto, Sara Catarina Ribeiro e Samuel Barata.

 

Em Parliament Hill, a Highgate Harriers Night dos 10.000m PBs contará esta noite para a qualificação do Mundial de Londres. A corrida é gratuita e portanto há uma envolvente muito especial ao redor da corrida, ainda mais por ela ser disputada num espaço literalmente invadida pelo público a partir da pista 3.

Para termos a noção da prova na Grã-Bretanham, refira-se que a Highgate Harriers Night dos 10.000m PBs é financiada pela London Marathon Events, que tem como objetivo melhorar o nível dos atletas britânicos.

Além da corrida, destaque para uma palestra que contará com o presidente da IAAF, Sebastian Coe, e a recordista mundial da Maratona, Paula Radcliffe, além do campeão de snooker Ronnie O’Sullivan, também ele corredor.

Na prova feminina, destaque para as representantes da Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado, nos 10 mil metros, concretamente Jo Pavey, Jess Martin e Beth Potter. Nota também para a maratonista olímpica Sonia Samuels, outra atleta britânica presente no Rio2016. E, evidentemente, para Jessica Augusto e Sara Catarina Ribeiro, ambas já com mínimos para os Mundiais de Londres, mas para a Maratona.

No masculino Portugal contará com António Silva. Pelos atletas locais, destaque para Ross Millington e Andy Vernon, que também estiveram no Rio2016. Nota ainda para o galês Dewi Griffiths, que poderá surpreender, assim como o irlandês Paul Pollock, o holandês Bart van Nunen e o espanhol Ricardo Serrano.

Os primeiros dois corredores britânicos em cada categoria estarão automaticamente qualificados para o Mundial de Londres, desde que atinjam os mínimos exigidos pela IAAF: 27m45 para os homens e 32m15 para as mulheres.