A Federação Portuguesa de Atletismo revelou que a seleção portuguesa irá usar fumos negros no equipamento de competição no Campeonato da Europa de Equipas, competição que se disputa em Vaasa, na Finlândia, de 23 a 25 de junho, em memória das vítimas do incêndio de Pedrógão e Figueiró dos Vinhos.

 

A federação revelou ainda que alguns atletas e técnicos «já começaram a fazer donativos para a conta da Caixa Geral de Depósitos criada para o efeito, convidando todos os portugueses a fazer o mesmo.

CONTA SOLIDÁRIA CAIXA
IBAN: PT50 0035 0001 00100000 330 42»

 

No dia de ontem, alguns atletas foram entregar, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Algés, águas e fruta, num gesto de solidariedade para com os homens que arriscam as suas próprias vidas pelos outros.

 

LEIA TAMBÉM
Lesão tira Sara Moreira do Europeu de Equipas

Entretanto, Nelson Évora foi dispensado de representar Portugal devido a uma contratura no posterior da perna direita. A federação chamou para o seu lugar Ricardo Jaquité, atleta do Sporting Clube de Braga.

Mas há mais baixas…

«Também Francislaine Serra não segue viagem com a comitiva portuguesa, a atleta selecionada para o Lançamento do Peso não obteve a autorização da IAAF para representar Portugal nesta competição, devido à recente mudança de nacionalidade. A atleta Lecabela Quaresma, já selecionada para a prova dos 100 metros barreiras, participará também no Lançamento do Peso», esclarece a federação.

Apesar das baixas, a equipa nacional está confiante de que pode subir novamente para a elite do Atletismo europeu