Mariana Machado, recentemente eleita Jovem Promessa do Ano na 24ª Gala do Desporto, conquistou pela terceira vez consecutiva o Campeonato Nacional de Corta-mato Curto.

A atleta minhota, na Figueira da Foz, voltou a demonstrar ser hoje uma das esperanças do meio-fundo nacional, novamente no Corta-mato, onde já conquistou a medalha de bronze no europeu, em Lisboa.

Com a vitória no Corta-mato curto, Mariana Machado, de 19 anos, igualou a marca de dois grandes nomes do Atletismo nacional, Sara Moreira e Salomé Rocha, que também somam três vitórias no Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto.

LEIA TAMBÉM
Portuguesa Mariana Machado eleita Atleta Europeia do Mês de Novembro
Mariana Machado supera recorde de Jéssica Augusto de 2000

Agora, a corredora do Sporting de Braga tem como desafio igualar o registo de Anália Rosa, máxima vencedora do campeonato nacional, com cinco triunfos.

Na Figueira da Foz, e mesmo com um terreno irregular, o que a obrigou a uma corrida cautelosa, Mariana Machado foi mais forte que Emília Pisoeiro e Susana Cunha, ambas atletas do RD Águeda.

«O percurso não me deixou muito confortável, estava muito irregular. Sendo ano olímpico, tive muita precaução. Relativamente à prova, senti-me confortável. São ritmos que para mim são confortáveis, porque ando a treinar mais para os 1500m, e correu muito bem», afirmou Mariana Machado.

Recorcde-se que, na Gala do Desporto, organizada pela Confederação do Desporto Português, a atleta do Sporting de Braga, filha da antiga atleta olímpica Albertina Machado, venceu o Prémio de Jovem Promessa do Ano superando, entre outros, João Félix.

No masculino, o mais forte no Nacional de Corta-mato curto na Figueira da Foz foi Paulo Barbosa, que, no pódio, teve a companhia de Nuno Costa e Samuel Barata. A prova masculina foi bastante competitiva, com Paulo Barbosa a superar Nuno Costa nos metros finais após um exclente sprint.

Resultados:

FEMININO

  • Mariana Machado (SC Braga), 14m16
  • Emília Pisoeiro (RD Águeda), 14m27
  • Susana Cunha (RD Águeda), 14m39

MASCULINO

  • Paulo Barbosa (Maia AC), 12m56
  • Nuno Costa (Maia AC), 12m57
  • Samuel Barata (SL Benfica), 13m00

LEIA TAMBÉM

FOTOS: Instagram