O ugandês Joshua Cheptegei, detentor do recorde do mundo nos 5000m, 5 km e 15 km, vai tentar superar o recorde do mundo de Kenenisa Bekele dos 10000m, que já perdura 15 anos.

Tudo acontecerá em Valência, no dia 7 de outubro, com Cheptegei a ter de superar o registo de Bekele nos 10000m fixado em 26m17s53. A sua melhor marca na distância, no qual é o atual campeão do mundo, é de 26m48s36.

LEIA TAMBÉM
Tommy Hughes regista um novo recorde do mundo da Meia-maratona no escalão M60

Curiosamente, no dia 4 de outubro, Bekele vai correr a Maratona de Londres, num duelo muito aguardado com o recordista do mundo da distância, Eliud Kipchoge.

«Estou muito emocionado por ter a oportunidade de atacar o recorde mundial dos 10000 metros», afirmou Cheptegei. «Como demonstrou o meu rendimento e recorde do mundo dos 5000m em Mónaco, encontro-me numa excelente forma física e por isso quero aproveitar este momento para tentar superar o recorde do mundo. O registo mundial dos 10000 metro de Bekele é um dos tempos mais complicados de superar, mas os meus treinos seguem a um bom ritmo e isso dá confiança necessária para acreditar que posso alcançar outro recorde do mundo.»

De referir ainda que Joshua Cheptegei pretende correr a sua primeira Meia-maratona a 17 de outubro, concretamente no Mundial da distância, que será realizada na Polónia.

Recorde-se que, no recente Meeting Herculis EBS de Mónaco, o ugandês Joshua Cheptegei não desiludiu e alcançou o recorde do mundo dos 5000 metros, que estava na posse do já mítico Kenenisa Bekele. Na primeira reunião da Diamond League pós confinamento, Joshua Cheptegei correu os 5000m em 12m35s36, colocando deste modo um ponto final num registo que já tinha 16 anos.