Agosto é o mês do regresso das principais competições de Atletismo do nosso país ao ar livre, concretamente os Campeonatos de Portugal e Nacional de Clubes. Tudo acontecerá entre os dias 8 e 16…

A sociedade regressa aos poucos a normalidade, pelo menos a esta nova realidade, e no Atletismo não poderia ser diferente.

Deste modo, os Campeonatos de Portugal decorrerão a 8 e 9 de agosto, enquanto o Nacional de Clubes decorrerá na semanada seguinte, a 15 e 16, revelou a federação.

Federação Portuguesa de Atletismo que aproveitou para divulgar um programa de retorno à competição pós-Covid-19. Por exemplo, a existência de um período pré-competitivo, que já está a decorrer e terminará a 8 de julho.

A entidade credita ainda a cada Associação de Atletismo a definição da data «mais apropriada para o início das competições informais (desafios)», que terminarão a 20 de julho, todas elas com normas de segurança «apertadas», nas quais se inclui a presença de três atletas por série nas provas de velocidade e barreiras, por exemplo.

LEIA TAMBÉM
Espanha anuncia “nova normalidade” com corridas até 1000 participantes

As provas distritais devem decorrer entre 4 e 19 de julho (englobam, por exemplo, os campeonatos distritais de absolutos e Sub-23) e o último período competitivo, entre 20 de julho e 16 de agosto, incluirá, além dos Campeonatos de Portugal e Nacional de Clubes, os Nacionais Sub-18 (01 de agosto) e Sub-20 (02 de agosto).

No comunicado divulgado pela federação, a entidade faz questão de salientar que o programa de regresso à competição vai ao encontro das orientações mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Recorde-se que, no fim de semana, a sportinguista Auriol Dongmo bateu o recorde de Portugal no lançamento do peso com a marca de 18m82 metros, a melhor europeia do ano e a terceira a nível em âmbito mundial. Um excelente incentivo para todos os atletas neste regresso à nova normalidade…