No domingo, os olhos do Mundo da Corrida estarão colocados em Valência, concretamente para a prova dos 10 km, já que os organizadores esperam alcançar o recorde do mundo da distância (e quem sabe nos 5 km…).

Os denominados 10K Valencia Trinidad Alfonso terão a sua última edição no domingo. Por isso, os organizadores do evento, SD Correcaminos e a Camara Municipal de Valência, pretendem fazer uma despedida em grande, concretamente com o recorde do mundo na distância.

Para tal, o homem escolhido é o ugandês Joshua Cheptegei, que vai procurar no domingo superar o registo mundial do queniano Leonard Patrick Komon, que, em Utrecht, há nove anos, correu em 26m44.

LEIA TAMBÉM
Kipchoge ficou um mês em recuperação no ginásio após desafio Sub-2h00
Se pensa em correr a Maratona de Barcelona 2020 é melhor se apressar…

Cheptegei é o atual campeão do mundo de Corta-mato (março), campeão dos 5000 metros da Liga Diamante (agosto) e campeão mundial nos 10 mil metros, título conquistado em Doha (novembro), com o registo de 26m48s06, a segunda melhor marca de sempre num Campeonato do Mundo.

«Pretendo alcançar o recorde do mundo em Valência, a Cidade do Running. Sei que é um circuito muito rápido e apresenta um final incrível. Portanto, espero fazer história na última edição da 10K Valencia Trinidad Alfonso», afirmou o ugandês.

Joshua Cheptegei terá de correr os 10 km em 2m39

Os 10 km de Valência terá este ano a sua última edição devido a necessidade de aumentar o número de corredores na… Maratona, que hoje já alberga 25 mil corredores.

Os organizadores revelaram ainda que, para os 10 km, colocarão as marcas do registo mundial de 100 e 100 metros nos primeiros 500 metros e depois de 500 e 500 metros.

«São atletas acostumados a correr em pista, que contam com referência a cada 100 e 400 metros. A ideia é os atletas terem um controlo parecido na sua corrida

Refira-se que, para a obtenção do recorde do mundo, Cheptegei terá de apresentar, no mínimo, um ritmo de 2m39 por quilómetro.

De salientar que os organizadores esperam também superar outro registo mundial, os dos 5000 metros