Final Mundial Triatlo Edmonton
FOTO: ITU World Triathlon Series

Continuam as repercussões da pandemia de coronavírus no Desporto. Desta feita, no Triatlo, modalidade em que, com as diversas etapas do Campeonato do Mundo a caírem sucessivamente, a União Internacional de Triatlo tomou já uma decisão: não haverá campeão mundial em 2020.

Na verdade, tudo começou ainda em finais de fevereiro, com a União Internacional de Triatlo (ITU) a adiar as World Triathlon Series de Abu Dhabi, inicialmente agendada para 9 de março.

Apesar da surpresa inicial, a ideia geral era de que se tratava de algo pontual e que, em abril, mês em que se realizava a etapa do Mundial nas Bermudas, seria possível fazer regressar tudo ao normal.

LEIA TAMBÉM
Triatlo: promessa dinamarquesa de 18 anos suspensa por doping

Infelizmente, e com a pandemia de coronavírus a fazer subir o número de infetados, as coisas acabaram por não acontecer como o inicialmente previsto. Sendo que, já no decurso do mês de abril, a ITU tomava a decisão de cancelar todas as provas internacionais, pelo menos até 30 de junho

Mercê desta decisão, não só as etapas de Leeds e Yokohama acabavam anuladas, como também Hamburgo ficava sem efeito. Embora, e neste último caso, por determinação do governo alemão, que, também devido à pandemia, decidiu proibir todos os eventos desportivos até 31 de agosto.

De resto, e dando seguimento esta tendência, foi anunciado depois o cancelamento também da Grande Final, agendada para a cidade canadiana de Edmonton.

«Sendo a saúde e a segurança dos nossos atletas e de toda a comundade a nossa principal prioridade, e levando em consideração aquela que é a directiva do diretor de Saúde da cidade de Alberta, Canadá, os organizadores da Grande Final do Triatlo Mundial de Edmonton de 2020 anunciam que a Grande Final, prevista para o período entre 17 e 23 de agosto, em Edmonton, Alberta, não se realizará, infelizmente, em 2020», pode ler-se no comunicado divulgado.

2020 sem campeão mundial de Triatlo

Embora a Federação Internacional de Triatlo pouco mais avance no seu site sobre as etapas que compõem a edição de 2020 das World Triathlon Series realizadas e por realizar, a verdade é que, depois do cancelamento de Edmonton, o mais natural é que quaisquer provas marcadas para os meses seguintes venham a ser também canceladas.

LEIA TAMBÉM
Mítica Zegama-Aizkorri só em 2021 devido ao coronavírus

Aliás, até mesmo a hipótese já colocada de se realizar as etapas do Mundial entretanto canceladas mais para o final do ano, em outubro, novembro ou dezembro, parece, neste momento, difícil de concretizar.