O irlandês Tommy Hughes voltou a surpreender ao correr uma Maratona em 2h30m02. Aos 60 anos…

Atleta olímpico em Barcelona 1992, Tommy Hughes é um dos corredores mais emblemáticos do Mundo da Corrida devido aos seus feitos.

Agora, na Lisburn Festival of Running, em Belfast, na Irlanda del Norte, o veterano atleta correu a Maratona em 2h30m02, superando o registo mundial no seu escalão, que estava na posse do japonês Yoshihisa Hosaka (2h36m30, em 2009).

De referir que Hughes registou uma média de 3m33/km na Maratona e correu com os badalados Vaporfly Next% de Nike. Na Meia-maratona, registou 1h14m32.

Recorde-se que Tommy Hughes ainda apresenta os registos mundiais de pai e filho a correrem uma Maratona (leia aqui), dos 3000 metros (leia aqui) e da Meia-maratona na categoria 60-64 anos (leia aqui). Por último, de referir que o filho de Hughes, Eoin Hughes, fez de lebre para o seu pais, assim como outros companheiros de corrida do veterano corredor.

Quando superou o recorde do mundo da Meia-maratona, Tommy Hugues revelou algum do seu treino. Por exemplo, corre cerca de 180 quilómetros por semana. «Estou a correr mais quilómetros agora do que quando era mais jovem», referiu Tommy.

O irlandês revelou também que, durante a semana, corre duas vezes por semana cerca de 15 km em cada treino, a um ritmo de 70-75% da sua FC máxima. «Não consigo correr mais lento que isso…» (leia aqui mais informações sobre o treino do irlandês).