Michael Phelps Natação

Tal como já noticiamos aqui, o 23 vezes medalha de ouro em Jogos Olímpicos Michael Phelps decidiu produzir e apresentar um documentário sobre os estados de saúde mental dos desportistas olímpicos, a que deu o nome “The Weight of Gold”, ou, em português, “O Peso do Ouro”. Este é o trailer.

Documentário que vai para o ar no próximo dia 29 de julho, emitido pelo gigante de conteúdos premium HBO, este filme procura dar a conhecer as pressões e os estados mentais por que passa um desportista olímpico ao longo da sua carreira.

Com Michael Phelps como figura principal, “The Weight of Gold” aborda, no entanto, as histórias de muitos outros rostos olímpicos conhecidos, não só da natação. Como é o caso da lenda do snowboard Shaun White, da patinadora artística Sasha Cohen ou do patinador de velocidade Apolo Ohn.

LEIA TAMBÉM
HBO vai exibir documentário sobre a saúde mental dos atletas olímpicos

Quanto ao nadador que conquistou 23 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, Phelps recorda as sensações vividas após a glória olímpica, altura em que, defende, é vulgar os atletas se sentirem «perdidos» e sem objectivos, sendo que «cerca de 80%, se calhar até bem mais, acabam por passar por algum tipo de depressão pós-olímpica».

De resto, o documentário também inclui entrevistas com David Boudia, Lolo Jones, Jeremy Bloom, Bode Miller, Gracie Gold, Katie Uhlaender, Linda Peterson e, a título póstumo, Steven Holcomb, piloto norte-americano de bobsled que faleceu em 2017, vítima de uma combinação de comprimidos para dormir e álcool.

Aliás, o envolvimento de Phelps neste projeto, não apenas como narrador, mas também como produtor, deriva exactamente do facto do nadador norte-americano ter decidido ajudar outros desportistas a enfrentarem os seus problemas mentais, aproveitando também a experiência amealhada pelo próprio durante e após o seu percurso desportivo, que o levaram a tornar-se no desportista olímpico mais medalhado de todos os tempos.

Já em maio deste ano, Michael Phelps chegou a admitir que lutou contra a depressão durante a pandemia.