Tapering. O mais certo é que nunca tenha ouvido esta palavra, mas a verdade é que a sua importância é inquestionável, nomeadamente pelos benefícios que traz antes da competição.

Comecemos pelo princípio: o que é tapering?

Tapering é um processo de redução do treino e que deve ser realizado por qualquer atleta antes de participar numa corrida. Ou, dito de outra forma, trata-se de permitir o descanso nos dias que antecedem uma prova.

Embora possa não parecer, o recurso ao tapering visa melhorar o desempenho no momento certo, nomeadamente através da redução do cansaço e da fadiga que resultam do treino intenso feito ao longo da preparação para determinada competição. Algo só possível através de uma redução da intensidade e do volume dos treinos nos dias antes da competição, sem contudo perder a forma.

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Aliás, o descanso permitir-lhe-á, igualmente, assimilar os efeitos dos exercícios que andou a realizar.

Como fazer o tapering?

Em primeiro lugar, é preciso ter presente que a única forma de eliminar todo o cansaço acumulado na sequência do treino de preparação é descansar nos dias que antecedem a competição. Algo que fará com que, no momento da corrida, o seu corpo não se encontre esgotado e incapaz de responder adequadamente às exigências da prova.

Aliás, a recomendação é que o tapering seja realizado sob acompanhamento de um técnico, uma vez que a forma como este deve ser feito dependerá sempre da competição em que vai participar, assim como do treino que o atleta realizou.

Em princípio, o indicado é que realize o tapering, ou seja, a redução da carga de exercícios, entre três a uma semana antes da corrida.

Quanto à forma de o fazer, deverá reduzir não somente o tempo de treino, como também o número de quilómetros, embora sem permitir que a qualidade e o ritmo dos treinos diminuam.

Dito de outra forma: pode diminuir o volume para 20% e, caso necessite, descansar durante as últimas 48 horas, tempo suficiente para se apresentar completamente fresco no dia da prova.

Tipos de tapering

A verdade é que existem várias formas ou tipos de redução gradual do volume do treino de preparação para uma prova. Saiba quais:

  • Passo: redução rápida e total imediata do volume de treino de 50%
  • Tapering linear: redução progressiva, pode ser de 5% ao dia
  • Exponencial: redução progressiva, mas não linear, do volume de treino. Aaté 50% a cada 2 dias.

A importância do tapering antes de uma competição

Quanto à importância do tapering antes de uma competição, não restam dúvidas de que se trata de uma prática muito importante, já que, caso contrário, o atleta chegará cansado ao dia da prova, ficando limitado na possibilidade de melhorar a sua marca ou até mesmo conseguir um desempenho correto.

De resto, enfrentar uma prova exausto e cansado pode ser motivo de muitos perigos para um atleta, tanto psicológicos quanto físicos. Passam não apenas pela incapacidade de responder ao ataque dos adversários, mas também pelo receio maior de fracasso devido a uma crescente perda de autoconfiança.

Benefícios da redução gradual

Pelo contrário, e caso realize o tapering de forma correta, é certo que obterá muitos benefícios fisiológicos, entre os quais:

  • Melhor desempenho competitivo
  • Aumento da força e potência muscular
  • Maior consumo de oxigénio
  • Aumento da concentração de testosterona no sangue e redução de cortisol
  • Reforço do sistema imunológico
  • Efeitos positivos na tolerância à dor no corpo devido ao treino intenso
  • Aumento do  bom humor e melhoria do sono