Depois de registar o recorde do mundo a correr a milha (1,609 km) com uma bola de basquetebol em maio último, o treinador de Atletismo da Universidade da Carolina do Norte (UNC), Dylan Sorensen, voltou a melhorar a sua performance.

Dylan Sorensen correu em maio em 4m37 (leia aqui), mas o seu recorde mundial foi sendo superado ao longo dos meses seguintes.

O registo a ser batido estava assim na posse de Thomas Cirrito, que tinha alcançado 4m33s75 na milha em setembro.

Com a sua camisola do ídolo Michael Jordan, o treinador de Atletismo da Universidade da Carolina do Norte realizou uns 400 metros fulgurantes, dando a primeira volta à pista em 1m00, um tempo que acabou por ser decisivo para o tempo final, 4m33s75.

Dylan Sorensen revelou que estava confiante de que iria alcançar novamente o recorde do mundo, mas que foi necessário encontrar uma motivação extra, concretamente apoiar o programa FORevHER Tar Heels, que ajuda estudantes femininas.

De referir que Dylan Sorensen correu o quilómetro com uma bola de basquetebol a 2m44. O norte-americano revelou ainda que escolheu a pista número 2 porque o risco de perder o controlo sobre a bola é menor do que na pista número 1.