Sara Meloni, com apenas 9 anos, correu os 5k em 17m01, ou seja, a um ritmo de 3m24/km. A polémica em torno da jovem italiana continua…

Sara Meloni tornou-se notícia mundial quando, com apenas 7 anos, correu os 10k em 44m44, um tempo realmente assombroso para a sua idade (leia aqui). 

Agora repetiu a façanha, mas nos 5k. Nascida a 18 de janeiro de 2012, a jovem italiana causou novamente sensação ao terminar a prova em 17m01, ou seja, a um impressionante ritmo de 3m24/km. 

LEIA TAMBÉM
Joshua Cheptegei de olho no recorde do mundo dos 5k

Com o seu triunfo, o debate regressou aos meios italianos. Apesar de ser um verdadeiro sucesso no seu país, a verdade é que muitos colocam em causa os seus feitos, defendendo que esta precocidade desportiva é fatal para o seu desenvolvimento.

A questão psicológica também é debatida pelos especialistas, que questionam o êxito de Sara Meloni nos 5k e 10k, o êxito de ter de sustentar a esperança do Atletismo transalpino.

A limitação da idade dos atletas em provas de 5k e 10k, o que não aconteceu com Sara Meloni, também é outro tema que está a ser debatido em Itália, com muitos a defenderem que, nessa idade, as crianças devem encontrar prazer e diversão no desporto e não a competitividade que os treinos exigem.

Aliás, uma discussão que sempre levantou o fenómeno do desporto europeu, o norueguês Jakob Ingebrigtsen