Foto: facebook Kevin english running

Tem apenas 13 anos, mas já corre como gente grande! A demonstrá-lo, o facto de ter terminado a Meia-mMaratona de Brookings, no estado norte-americano do Dakota do Sul, com uma marca que passa a ser, na sua categoria, um novo recorde do mundo na distância: 1h16m11! O nome do seu autor? Salvador Wirth.

Apesar desta marca surpreendente, importa também dizer que Salvador Wirth nem sequer foi o vencedor da prova, tendo ficado na segunda posição, embora a apenas 28 segundos do vencedor, com o tempo de 1h15m43.

Quanto a Wirth, correu os 21,1 km a uma média de 3m37/km, mesmo tendo sido a primeira que realizou de forma oficial.

LEIA TAMBÉM
Jovem polaco torna-se o mais rápido de sempre nos 800 m entre os atletas com a sua idade

Refira-se que, até aqui, a melhor marca mundial na Meia-maratona para um corredor de 13 anos era de 1h18m53 e havia sido fixada em 2013, por um corredor australiano, revela a Association of Road Racing Statisticians.

O jovem norte-americano havia já corrido uma Meia-maratona Virtual em 1h18m00. No entanto e por não cumprir os trâmites regulamentares necessários, não permitiu que o tempo final fosse homologado como recorde mundial.

Mas a prova virtual deu a Salvador Wirth a necessária confiança para que, desta feita, conseguisse fixar um novo recorde do mundo. E, diga-se, com alguma facilidade, já que suplantou em mais de dois minutos a marca anterior.

Antes desta prova de 21,1 km, o jovem apenas se havia inscrito, de forma oficial, em corridas de Crosse. Aliás, Wirth está, atualmente, a meio da sua temporada de Corta-mato depois de ter vencido as duas primeiras e únicas corridas realizadas antes do confinamento.

Entretanto, e com o regresso da competição, o jovem faltou à terceira prova, precisamente com o objetivo de ser apresentar em boas condições naquela que seria a sua estreia na Meia-maratona.

Cumprido o desiderato, Salvador Wirth prepara-se agora para regressar ao Crosse com a sua equipa do colégio… Mas agora com um recorde do mundo debaixo do braço!