Carla Salomé Rocha carimbou este domingo o seu passaporte para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 na Maratona, revelou o Comité Olímpico de Portugal. A atleta do Sporting alcançou na Maratona de Londres o terceiro melhor tempo nacional de sempre na distância, apenas atrás da lenda Rosa Mota e Jéssica Augusto.

Carla Salomé Rocha, que completou 29 anos no passado dia 25 de abril, alcançou o tempo de 2h24m47 na Maratona de Londres, superando assim a sua melhor marca pessoal, que era de 2h25m27.

Deste modo, é agora a terceira melhor maratonista de sempre em Portugal, sendo superada apenas por Rosa Mota (2h23m29) e Jessica Augusto (2h24m25).

Com este resultado, Carla Salomé Rocha garantiu os mínimos para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, regressando assim ao principal evento desportivo do Mundo, após ter estado no Rio2016, mas nos 10000 metros, presença confirmada pelo Comité Olímpico de Portugal na sua página do Facebook.

Além de estar no ano que vem na capital japonesa, Carla Salomé Rocha garantiu também uma vaga no Mundial de Doha deste ano.

LEIA TAMBÉM
Rei Kipchoge continua a dominar Londres
Carla Salomé Rocha brilha no triunfo de Brigid Kosgei na Maratona de Londres

Além da maratonista do Sporting, Portugal já tem presente nos Jogos Olímpicos os nadadores Gabriel Lopes e Alexis Santos, ambos nos 200 metros estilos, Diana Durães (1500 metros livres) e Ana Catarina Monteiro (200 mariposa). Jorge Lima e José Luís Costa, na classe 49er, também estarão presentes.