Rui Silva e Francis Obikwelu participaram da apresentação da Associação Montepio Corrida do Centenário FPA, prova que vai comemorar os 100 anos da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), no domingo, dia 12 de setembro, no Estádio do Jamor, em Lisboa.

Na apresentação do evento, Rui Silva, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 nos 1500 metros, mostrou o seu orgulho em fazer parte da história do centenário da Federação Portuguesa de Atletismo, «uma história muito vasta de resultados».

«Espero que, nos próximos 100 anos, essa história seja tão vitoriosa como estes últimos 100 anos

Uma história onde também fez parte Francis Obikwelu, medalha de prata nos mesmos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, mas nos 100 metros. O ex-velocista admitiu estar honrado por ser um dos padrinhos do evento, principalmente por ser um evento onde o foco, mais do que nos atletas, «está nas crianças, nos jovens e nas famílias». Francis Obikwelu aproveitou a ocasião para agradecer a todo o apoio que recebeu do povo português ao longo da sua carreira

Já o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, recordou os bons resultados do Atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas também nas anteriores edições, recordando que as únicas cinco medalhas de ouro de Portugal nos Jogos são todas do Atletismo, que soma 12 medalhas no total.

O dirigente pediu ainda mais apoio à modalidade para que assim Portugal possa descobrir novos campeões, referindo, por exemplo, que, no distrito de Viseu, onde há 24 concelhos, não há uma única pista de Atletismo.

«Todos os jovens desses concelhos não têm a oportunidade de conhecer o Atletismo», lamentou Jorge Vieira, que recordou ainda Francisco Lázaro, «o grande drama do Atletismo nacional», um drama que ocorreu nos Jogos Olímpicos de 1912, quando ainda não existia a FPA.

«A morte de Francisco Lázaro é o grande drama do Atletismo nacional, um trauma que temos de ultrapassar.»

O dirigente reforçou ainda a ideia da importância do Atletismo e do desporto em geral, que consegue mudar vidas e faz com que, em média, «as pessoas sejam mais felizes».

E felicidade é o que espera encontrar Jorge Vieira no domingo, com o presidente da FPA a utilizar o dorsal número 100 da corrida Associação Montepio Corrida do Centenário FPA,  que contará com três eventos: corrida de 10 km, caminhada de 5 km e uma milha para toda a família, sendo que a distância maior será gratuita para os atletas federados. Os restantes terão um custo de 12 euros, com oferta da filiação na FPA. A caminhada de 5 km terá um custo de 5 euros, com o valor revertido para a Crescer Ser.