Johnny Gregorek alcançou o recorde do mundo a correr a milha (1,609 km) de… jeans. O seu feito foi acompanhado por milhares de pessoas, ainda mais por ter tido um caráter solidário.

Profissional de meio-fundo, Johnny Gregorek  tinha como meta superar o registo mundial da denominada Milla Blue Jeans, que estava na posse de Dillon Maggard, com 4m11s80.

A verdade é que Gregorek conseguiu alcançar o recorde do mundo da milha a correr com jeans, feito alcançado na pista de Dobbs Ferry, em Nova Iorque, com o tempo de 4m06s25, num evento que reuniu na live da conta do Instagram do corredor cerca de 1800 pessoas, que fizeram questão de assistir o desafio do norte-americano.

De referir que Gregorek não é um corredor qualquer, já que, no seu curriculum, por exemplo, tem uma final de Mundial nos 1500 metros e uma medalha de prata nos Jogos Panamericanos, em 2019.

Os seus melhores tempos são os seguintes:

  • 800 metros: 1m47s12
  • 1500 metros: 3m35s00
  • Milha ao ar livre: 3m52s94
  • Milha interior: 3m49s98

LEIA TAMBÉM
Novo recorde do mundo da milha a correr com… uma bola de basquetebol

De notar que Gregorek, de 28 anos, correu com o objetivo de arrecadar fundos para a a Aliança Nacional de Doenças Mentais, muito devido a luta do seu irmão mais novo, Paddy, que lutou durante anos contra tais perturbações.

O objetivo era reunir 2500 dólares mas acabou por arrecadar 31000 (27800 euros), 4500 euros só da Levi’s (Gregorek correu com a tradicional calça jeans).

«Quero agradecer a minha família e sobre tudo ao meu irmão mais novo, Paddy, por inspirar-me todos os dias (…) quero-o muito e este recorde é para ele. Este gesto é dedicado a qualquer pessoa que esteja a lutar com sua mente neste momento ou em qualquer outro momento.»

De referir que a transmissão da milha de Johnny Gregorek foi acompanhada, por exemplo, pelos corredores Matthew Centrowitz, Ben Blankenship, Molly Huddle e Emily Sisson.

E, mais cedo, Emma Ulmer correu 10 km com calções jeans curtos em 32m45, com o objetivo de promover o desafio de Gregorek, que conseguiu o seu desejo, superar o recorde do mundo da milha a correr com um jeans.