Esta semana estivemos à conversa com o Adidas Expert, Ângelo Dias, uma conversa imprescindível para qualquer corredor, esteja ele no início ou já numa fase mais avançada.

O especialista aborda neste podcast vários temas que devem ser conhecidos ao pormenor pelos atletas, três em particular, concretamente o pace (ritmo), a escolha correta do ténis e a passada (pisada), supinadora, neutra ou pronadora, em Portugal, pronada, normal ou supinada, no Brasil.

Em relação ao pace, o ritmo médio de corrida medido em minutos por quilómetro, Ângelo Dias desvenda os segredos do tema, salientando inclusive a sua importância na escolha do calçado para a nossa corrida. Mais importante do que o peso dos atletas…

LEIA TAMBÉM
Novo podcast: A importância da respiração na corrida

Precisamente sobre a escolha do calçado, o Adidas Expert salienta o que devemos ter em conta nesse momento, um momento bastante significativo que muitos desprezam, mas que acaba por determinar a nossa performance. Uma má escolha é sinal de lesões, por exemplo.

Mas há mais, já que o Adidas Expert aborda as passadas (pisadas) – supinadora, neutra ou pronadora em Portugal, pronada, normal ou supinada, no Brasil – e como elas interferem na nossa performance.

«Por norma, os supinadores saem com os dedos mais pequenos do pé; os neutros saem pelo meio; os pronadores saem pelo dedo grande do pé», salienta Ângelo Dias.

O especialista revela ainda que as lesões acontecem menos vezes com os atletas neutros. E há ainda espaço para o movimento barefoot, ou seja, o correr descalço ou com um ténis “minimalista”, e as polémicas placas de carbono, que tanta polémica está a levantar no Meio da Corrida.

Portanto, é “apertar” o play e correr como os ouvidos…

Interessado em ouvir o podcast que mantivemos com Ângelo Dias sobre a importância do pace, da escolha dos ténis e da passada na corrida?

Eu quero escutar pelo Spotify
Eu quero escutar pelo Google Podcast
Eu quero escutar pelo Anchor
Eu quero ver no Youtube