Foto: Mattapoisett Trust Fund

Um octogenário de Mattapoisett, cidade localizada no estado norte-americano do Massachusetts, está prestes a completar um desafio que já se prolonga por várias décadas: caminhar o mesmo número de quilómetros que tem a circunferência do planeta Terra, ou seja, 40.074 quilómetros.

Brad Hathaway! Assim se chama o destemido aventureiro que começou a caminhar em 1988 por ordem do médico. Sendo que, hoje em dia, já com 88 anos, o octogenário está prestes a cumprir o mesmo número de quilómetros que tem a circunferência da Terra.

«O meu peso estava um pouco acima do recomendável», recorda Hathaway sobre o momento em que começou a andar, acrescentando que «o médico disse-me: ‘Brad, tens de começar a caminhar. Quero que caminhes três milhas [pouco mais de 4,8 km] por dia’».

LEIA TAMBÉM
Escocês de 80 anos faz 4m41/km e fixa novo recorde do mundo

Decidido a cumprir a recomendação médica, Brad Hathaway passou a caminhar todos os dias durante os 32 anos que seguiram. Única exceção foi em 2019, na sequência da morte da mulher, sendo que o americano nunca deixou de contabilizar todos os quilómetros que já fez.

«Não há dia que eu caminhe e que não aponte no meu calendário que tenho na porta do frigorífico os quilómetros de faço», comenta.

Assim, e somados os quilómetros feitos até ao último Dia do Trabalhador, Brad já soma um total de 24.830 quilómetros, mais 400 metros. Basicamente, uma distância que quase corresponde à circunferência da Terra.

De resto, e embora ao longo das últimas mais de três décadas todos estes quilómetros tenham contribuído essencialmente para a boa saúde de Brad Hathaway, a partir de agora o norte-americano quer dar um novo sentido à sua caminhada, reunindo fundos para o Mattapoisett Land Trust.

Brad Hathaway. Foto: Mattapoisett Land Trust
Brad Hathaway. Foto: Mattapoisett Land Trust

«Pretendo recolher esse dinheiro porque tenho visto a forma como as áreas rurais aqui em redor se têm desenvolvido», explica o octogenário.

Entretanto, e se tudo seguir como planeado, Hathaway deverá atingir a sua meta já no próximo mês de outubro, sendo que o objetivo do norte-americano é celebrar a conquista no mesmo local que pretende ajudar.

Aliás, e uma vez cumprido o desafio de fazer uma volta à Terra, Brad Hathaway promete não parar e iniciar logo aí uma segunda volta à circunferência do planeta.

«Espero conseguir chegar aos 40.233 quilómetros», conclui.