Uma atleta norueguesa acaba de bater o recorde do mundo dos 5 km ao obter a marca de 14m39. Infelizmente, o tempo feito por Karoline Grovdal poderá vir a não ser ratificado…

Marca que constitui um novo recorde do mundo dos 5 km, os 14m39 feitos pela norueguesa Karoline Grovdal numa prova realizada em Maarud Gard, na Noruega, estão dependentes de uma validação por parte da Federação de Atletismo da Noruega, a qual, através das suas redes sociais, veio levantar algumas interrogações sobre os resultados obtidos.

Em causa estará o facto do tempo de ser registado por elementos que não estão oficialmente aprovados para tal, avança a publicação norueguesa NK, algo que a organização da corrida de rua justifica com os condicionalismos impostos pela pandemia.

Foto: Karoline Grovdal Facebook

Segundo a mesma publicação, não existem, na Noruega, juízes com a necessária certificação internacional que pudessem registar os tempos desta corrida em particular, pelo que a única solução seria convidar um juiz certificado de um outro país da Europa, algo que, devido à pandemia, não foi possível.

Ainda assim, na sua publicação nas redes sociais, a Federação de Atletismo da Noruega deixa a garantia de que «todos os esforços estão a ser feitos para garantir que o tempo seja aprovado». No entanto, e «seja qual for o resultado, a Karoline já é a melhor do mundo, assim como um exemplo pelo qual temos de agradecer.»

LEIA TAMBÉM
Des Linden fixa novo recorde do mundo dos 50 km na primeira tentativa acima dos 42,195 km

Grovdal, que aos 30 anos bateu assim a anterior marca de 14m43 obtida por Beatrice Chepkoech, é uma especialista nas corridas de obstáculos de 3.000 metros, tendo já conquistado medalhas de bronze em Europeus, nesta mesmo distância, como nos 10.000 metros.

A norueguesa competiu, igualmente, nas Olimpíadas de 2012 e 2016, tendo como melhor marca pessoal nos 5.000 metros em pista 14m51s66. Antes, a sua melhor marca nos 5 km era de 15m04.