Nitro Athletics,Usain Bolt

A Nitro Athletics pretende revolucionar por completo a imagem do Atletismo, uma imagem manchada nos últimos tempos devido aos inúmeros casos de doping. O jamaicano Usain Bolt é o cabeça de cartaz de um evento que será realizado em três dias. A primeira etapa decorre já este sábado no Lakeside Stadium, em Melbourne, na Austrália (mas também a 9 e 11 de fevereiro). Há provas nunca antes disputadas no Atletismo, inclusive algumas mistas…

 

Partilhe pelos amigos e faça um LIKE na nossa página. Obrigado!

 

Bolt lidera a denominada equipa All Stars (veja aqui um vídeo dos seus componentes), que terá como adversárias as seleções nacionais da Austrália, China, Japão, Grã-Bretanha e Nova Zelândia. «Isto será o Atletismo como nunca se viu», garantiu o jamaicano ao longo dos últimos tempos, aquando da promoção do evento. No fundo, a Nitro Athletics pretende revolucionar um dos desportos mais tradicionais do mundo, oferecendo ao espetador provas que jamais foram disputadas antes.

Bolt All-stars Nitro Athletics

Um dos exemplos é a prova eliminatória da milha (1600 metros), com o último corredor a ser eliminado a cada volta. No total, a Nitro Athletics contará com as seguintes 12 provas.

PROVA

GÉNERO DESCRIÇÃO

Estafeta combinada

Mista

Mulheres (200m), homens (400m), mulheres (600m) e homens (800m)

150m Mulheres/Homens

Duas corridas individuais

Salto com vara

Homens

Quatro saltos. As tentativas validadas determinam a classificação

Contagem regressiva de três minutos

Mulheres / Homens

As mulheres correm durante três minutos e depois os homens. O resultado é dado pela soma de ambos

Salto em comprimento

Homens

Quatro saltos. Um atleta pode ser nomeado para obter um ponto adicional. A distância determina o resultado e depois é acrescentado o ponto extra se o salto foi validado

Estafeta 2x300m

Misto

Começa na linha de saída da partida dos 200m. A zona de transição é na linha dos 1500m

60m

Mulheres / Homens Corridas individuais. Classificação determinada pela soma dos resultados
100m barreiras Mulheres

Corrida individual

100m paralímpico

Mulheres / Homens Atletas têm vantagem na partida de acordo com as suas incapacidades
Lançamento do dardo Mulheres

Quatro lançamentos e um alvo. Além da distância, será contabilizado o alvo. Se acertar no objetivo, mais pontos na classificação final

Prova eliminatória da milha

Mulheres / Homens O último corredor será eliminado no final de cada volta
Estafeta 4x100m Misto

Equipas compostas por dois homens e duas mulheres em qualquer ordem

Em algumas provas, os atletas utilizarão microfones para conversarem com o público; em outras serão utilizados equipamentos fluorescentes, que prometem trazer ainda mais luz a este evento, que pretende ser uma mudança radical ao velho formato da modalidade.

«Precisamos de ideias corajosas e atrevidas para atrair os adeptos ao Atletismo», admitiu o presidente da IAAF, Sebastian Coe, entidade que rege a modalidade a nível mundial. «O Atletismo é seguido em todo o Mundo mas necessitamos de eventos que recuperem a diversão, que tragam mais jovens e adeptos. Temos de oferecer algo diferente ao que acontece nos Campeonatos do Mundo.»

Ao ser realizado em três dias e por equipas compostas por 24 atletas (12 homens e 12 mulheres), cujo objetivo é somar o maior número de pontos, o que faz com que todas as provas sejam importantes para o desfecho final, existindo desse modo uma importante componente estratégica, a Nitro Athletics pretende ser um marco definitivo na História do Atletismo, com os especialistas a referirem que o evento pode marcar um Antes e um Depois na modalidade, já que a competição consegue reunir a potência, a resistência, a técnica e o trabalho de equipa.

«É algo genial, algo diferente. Acredito que brevemente esta competição estará na Moda», afirmou um motivado Bolt, que, no ano da sua despedida dos grandes palcos, é o cabeça de cartaz do evento que poderá alterar finalmente a imagem negativa do Atletismo nos nossos dias.