Nike Sport Publicitário

Numa altura em que o mundo luta contra a pandemia de coronavírus e os Estados Unidos da América sobressaem como o país com o maior número de casos – e mortos -, desafio a que junta ainda os problemas do racismo, a multinacional norte-americana Nike decidiu lançar um novo spot publicitário que, mais do que um mero anúncio, é um repto verdadeiramente sublime!

Intitulado “You Can´t Stop Us”, ou, em português, “Não nos consegues parar”, este novo spot publicitário, de apenas um minuto e meio, recorda a força que todas as sociedades têm quando as pessoas se unem.

Narrado por Megan Rapinoe, jogadora de futebol norte-americana lésbica que se tornou um exemplo no seu país devido ao seu posicionamento social (além de ter liderado a seleção feminina dos EUA no título do recente Mundial), o curto filme coleciona mais de 4.000 momentos relacionados com os mais variados desportos e atletas. Os quais, entrelaçados numa dinâmica muito bem construída, não deixam sequer de fora o português Cristiano Ronaldo e Eliud Kipchoge.

LEIA TAMBÉM
As dicas de Mo Farah para realizarmos uma Maratona mais calma

De resto, aproveitando as semelhanças e pontos comuns entre disciplinas para narrar uma história, a nova publicidade da Nike aborda a forma como a pandemia veio transformar as vidas dos atletas, obrigando-os não só a adaptar-se, mas também a perceber que, unidos, todos seremos mais fortes.

Aliás, o mesmo mote é utilizado na abordagem de outras convulsões sociais pela qual a sociedade norte-americana passa, como é o caso, por exemplo, do racismo. Doença que, mais uma vez e também aqui, só a união e a tomada de (o)posição derrubará, conforme procuram demonstrar momentos como os do movimento Black Lives Matter ou do jogador de futebol americano Colin Kaepernick.

Narradora de um filme que, definitivamente, vale mesmo a pena ver, foi a própria Megan Rapinoe quem, já depois de feito o spot, fez questão de revelar como ela próprio viu este momento. «Os jogadores até podem estar de volta ao campo, mas a verdade é que as coisas não vão voltar a ser o que eram. Vamos ter de continuar a lutar por este mundo de forma a torná-lo um local melhor.»

«Neste momento temos as pessoas nas ruas, a fazer uso das suas vozes, as quais continuam a fazer-se ouvir. Peço a todas as pessoas que se sintam tocadas por este momento que não desistam. Acredito que é responsabilidade de todos nós lutarmos pela mudança.»

Conscientes ou não deste desafio, a verdade é que o novo spot publicitário da Nike foi visualizado por mais de 5,6 milhões de pessoas em menos de 24 horas. Sendo que as reações também não faltam…