No duelo das marcas de ténis, a Nike alcançou uma goleada sobre a Adidas nas Majors deste ano, mas também no Mundial de Doha.

Com a realização da Maratona de Nova Iorque no passado domingo, terminou o ano das Majors, evento que reúne as seis principais Maratonas do Mundo, concretamente Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova Iorque.

Este ano, tivemos ainda a realização do Mundial de Doha (no ano que vem teremos os Jogos Olímpicos, precisamente na capital japonesa, que assim acolherá duas granes Maratonas em 2020).

LEIA TAMBÉM
Lelisa Desisa ganha finalmente o ouro na Maratona num Mundial
Mundiais: Chepngetich vence Maratona, Salomé Rocha em 28.ª
Na hora de comprar os ténis é fundamental saber o seu pace

Ou seja, no total, em 2019, tivemos 14 pódios, sete no masculino, sete no feminino, os 42 lugares mais ambicionados pelos corredores das grandes provas.

Ao analisarmos os ténis que o primeiro, segundo e terceiro colocados calçaram nas 7 provas, há um dado que não podemos ignorar: o enorme domínio da Nike.

Dos 42 lugares “disponíveis”, a marca norte-americana alcançou 36, cedendo apenas 6 colocações para a Adidas, revela a Rolows_13.

Em termos percentuais, 85,71 % para a Nike, 14,29 % para a Adidas.

Nike domina por completo as provas masculinas

Em termos de vitórias, o pleno (7 vitórias) foi alcançado nas 7 maratonas masculinas. Mas o domínio é ainda maior se olharmos para os três lugares do pódio. Dos 21 disponíveis, a Adidas apenas conseguiu subir ao pódio no Mundial de Doha (terceiro lugar) e agora em Nova Iorque (segundo lugar), no passado domingo.

LEIA TAMBÉM
Geoffrey Kamworor repete 2017 e vence Maratona de Nova Iorque
Keitany falha 5.º triunfo na Maratona de Nova Iorque

Nas mulheres, o panorama também não é mais brilhante. No entanto, pelo menos a Adidas alcançou duas vitórias, concretamente em Boston e novamente em Nova Iorque (se olharmos para a Big Apple, a Adidas até não foi mal, já que ocupou 50% do pódio…).

LEIA TAMBÉM
A chegada mais emotiva da Maratona de Boston
Descubra quais os ténis que o tornam mais rápido

Adidas venceu duas Majors no feminino, menos cinco que a Nike
Adidas venceu duas Majors no feminino, menos cinco que a Nike

Nota ainda para Eliud Kipchoge, que, este ano, com um protótipo da Nike, correu a Maratona em menos de 2h00. Eliud Kipchoge que ganhou a Maratona de Londres…

LEIA TAMBÉM
Kipchoge: «Espero que mais pessoas corram abaixo das 2h00»

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.