As Meias-maratonas de Lisboa, de setembro e outubro, foram canceladas, revelou o presidente do Maratona Clube de Portugal, Carlos Moia.

«Pela responsabilidade social que o Maratona tem, especialmente pela saúde dos portugueses, entendemos que este ano não há condições para realizar qualquer uma das provas que tínhamos programadas», afirmou o presidente do Maratona Clube de Portugal ao jornal Record.

O dirigente confessou que não está satisfeito com as soluções que surgem aqui e ali para a realização das provas no geral.

«Vamos afastar toda a gente no começo? Na corrida até podemos controlar tudo pelo chip, para serem separados nas partidas, mas quem garante que depois não se vão juntar todos? Seja na prova como no final…»

A decisão, sempre complicada, foi apoiada por todos os intervenientes, confessou Carlos Moia ao Record.

«Já falámos com as entidades competentes, que estão perfeitamente de acordo, pois entendem que é a melhor atitude, porque não há neste momento condições para levar a cabo as provas. Não podemos estar a empurrar com a barriga para depois fazermos eventos sem a qualidade que devem ter.»

Carlos Moia falou ainda sobre as inscrições já realizadas para as Meias-maratonas de Lisboa, mais de 30 mil só a de setembro, Meia que era para ser realizada em março na Ponte 25 de Abril, precisamente na sua 30.ª edição (a da Ponte Vasco da Gama costuma reunir cerca de 20 mil atletas, embora não estivesse esgotada, como estava a da Ponte 25 de Abril).

LEIA TAMBÉM
Inês Henriques: «Ainda não consegui realizar todos os meus sonhos»

«Os atletas vão três opções: passar para o próximo ano, numa das duas meias maratonas que teremos, para 2022, ou então poderá passar para outra pessoa. Estamos disponíveis para aceitar a mudança de nome sem qualquer custo. Vai criar-nos problemas e custos adicionais, mas o atleta não pagará nada. Estamos em contacto com as Super Halfs e com os patrocinadores, tendo o apoio de todos, por isso sinto-me confortável em tomar estas medidas.»

As novas datas são as seguintes:

  • 30ª EDP Meia Maratona de Lisboa (P. 25 de Abril – Mosteiro dos Jerónimos) – 9 de maio de 2021
  • 15ª EDP LISBOA, A Mulher e a Vida | Corrida da Mulher – 6 de junho de 2021
  • 21ª Luso Meia Maratona de Portugal (Ponte Vasco da Gama – Pça. do Comércio) – 17 de outubro de 2021
  • 8ª EDP Maratona de Lisboa (Cascais – Lisboa) – 17 de outubro de 2021

De referir ainda que a realização do Grande Prémio de Natal, em dezembro, outra prova organizada pelo Maratona, não foi cancelada.

Carlos Moia revelou também ao jornal desportivo que a sua entidade vai realizar provas virtuais, já a partir do fim de semana de 22 de maio.

«As pessoas terão três dias para as concluírem, tendo à disposição as distâncias de 2, 5 e 10 quilómetros. São provas absolutamente gratuitas, com brindes oferecidos pelos nossos patrocinadores. Serão gratuitas e abertas para todos. Se as coisas correrem bem, faremos mais algumas no Outono. Todas terão um dorsal, diploma de participação e brindes dos principais patrocinadores. Não podemos parar a ligação entre os patrocinadores, atletas, público e sociedade em geral. Compete-nos estar aqui nestes momentos para ajudar.»