Meia Maratona Bath 2020

Enquanto no resto da Europa as medidas de contenção do coronavírus têm obrigado ao cancelamento das mais diferentes provas, no Reino Unido tudo continua a acontecer de forma muito distinta. A demonstrá-lo, a Meia-maratona de Bath, prova em que, apesar do elevado risco de contágio, participaram mais de seis mil corredores!

Quase parece que estamos a falar de um planeta diferente! Isto porque, enquanto na Europa continental governos e estruturas desportivas optam por cancelar eventos com elevado número de participantes como forma de ajudar aos esforços de contenção do coronavírus, no Reino Unido, onde até esta segunda-feira já se contabilizavam 1.543 casos de COVID-19 e um total de 53 mortos em resultado desta pandemia, tudo parece continuar a acontecer como se nada se passasse…

Pelo menos, essa parece ter sido a atitude dos organizadores da Meia-maratona de Bath, que, no último fim-de-semana, reuniu um total de 6.200 corredores à partida para a sua prova.

Os argumentos da organização

Confrontados com a sua decisão, os organizadores defenderam que, «ainda que tivéssemos optado por cancelar a prova, os milhares de corredores inscritos na Meia-maratona já se encontravam em Bath e teriam corrido, de qualquer forma, o percurso definido para a prova. Como tal, sentimos que a melhor resposta era dar-lhes o necessário apoio, disponibilizando todos os recurso à nossa disposição».

LEIA TAMBÉM
Meia-maratona de Lisboa adiada de 22 de março para 6 de setembro

Numa prova em que, ainda assim, apenas metade dos inscritos acabaram comparecendo à partida, a organização alegou ainda que «a nossa prioridade foi manter em segurança os cidadãos mais vulneráveis à pandemia».

Internautas criticam irresponsabilidade

No entanto, e mesmo com estas explicações, nas redes sociais o tom generalizado foi de crítica à organização da Meia-maratona de Bath, a qual foi acusada pela maioria dos internautas de irresponsável por ter decidido manter um evento que acabou traduzindo-se igualmente num importante foco de transmissão do vírus.

Aliás, importa dizer que as próprias autoridades locais terão já defendido que a prova deveria ter sido suspensa e não se ter realizado.

Contudo, a verdade é que se realizou…

LEIA TAMBÉM

Foto: Bath Half Marathon