Objetivo alcançado: Karim El Hayani acaba de inscrever o seu nome no Livro dos Recordes do Guiness ao tornar-se o homem mais rápido a completar uma Meia-maratona descalço sobre a neve e gelo.

A correr sobre as águas geladas do Lago Beauport, no Quebec, Canadá, Karim El Hayani conseguiu cumprir os 21,07 km de uma Meia-maratona em 1h40m49. Deste modo, reduziu em perto de quatro minutos a anterior marca inscrita no Livro dos Recordes do Guiness.

Nascido em Espanha, Karim El Hayani optou por transferir há alguns anos a sua residência para o Canadá de forma a poder atacar aí o recorde de homem mais rápido a cumprir uma Meia-maratona descalço sobre o gelo e a neve.

LEIA TAMBÉM
Youtuber Sevald correu uma Meia-maratona descalço na… neve e superou o recorde do mundo

Quanto à escolha do Lago Beauport, resultou do facto de se tratar de uma superfície de água que, durante esta época do ano, congela completamente, proporcionando uma paisagem idílica e, ainda por cima, a apenas 20 minutos da cidade de Quebec.

No dia em que o espanhol decidiu levar a cabo a sua tentativa, a temperatura oscilava entre os 8 e os 15 graus negativos, sendo que, mesmo com o sol no céu, o vento invernoso não deixava de complicar um pouco mais o desafio.

Foto: Cortesia

Ainda assim, Karim El Hayani decidiu levar a sua avante e, ao meio-dia (hora local), lá estava a começar a corrida, contando com o apoio médico de uma clínica local, La Clinique du Couer, além de três patinadores, encarregues de prestar assistência no caso do corredor sofrer algum percalço.

Igualmente no local, uma equipa de filmagem encarregue de filmar todos os  momentos da corrida, sendo que o esforço de Karim foi mesmo transmitido em direto através do Facebook.

No final, o espanhol reconhecia que o gelo acabou sendo uma dificuldade maior do que o previsto à partida, embora não deixando de considerar que «foi muito satisfatório realizar uma tentativa de recorde em condições meteorológicas semelhantes às existentes aquando da realização do anterior recorde».