O sonho da barreira das 2h00 da Maratona está mais próximo do que muitos possam imaginar. O projeto Breaking2, da Nike, é apenas a ponta do icebergue do que está a acontecer na indústria do Running. Até os líquidos prometem ajudar a estabelecer uma das metas do Desporto mundial.

 

O queniano Eliud Kipchoge, o etíope Lelisa Desisa e o eritreu Zersenay Tadese, estrelas do projeto Breaking2, tentarão em breve correr os 42.195 metros em menos de duas horas, concretamente no circuito italiano de Monza, palco sagrado da… F1.

LEIA TAMBÉM
Circuito de Monza escolhido para correr a Maratona em menos de 2h00

Para este desafio, nada foi esquecido, desde o ténis até a altitude, mas também a temperatura, a alimentação e, evidentemente, a hidratação.

A nova “estrela” deste “filme” Sub-2h00 é a empresa sueca Maurten, que criou um produto com uma maior quantidade de carboidrato, o que permitirá aos músculos dispor de energia necessária durante a atividade física, mantendo ao mesmo tempo uma alta concentração de glicose no sangue.

Segundo o jornal Marca, o revolucionário produto é composto essencialmente por dois ingredientes naturais: alginato de sódio e pectina. Mas também apresenta frutose, cloreto de sódio e maltodextrina.

 

Eliud Kipchoge, Lelisa Desisa e Zersenay Tadese, as três estrelas da Breaking2, da Nike

«O pó, ao se misturar com a água, é convertido numa bebida com um alto conteúdo de maltodextrina e frutose, que instantaneamente é transformado em hidrogel na acidez do estômago. Depois é transportado ao intestino, onde a água, o sal e os carboidratos são absorvidos

No meio desportivo, a Maurten já é considerada o Santo Graal da nutrição, sendo Bekele o primeiro corredor da elite a provar o produto, concretamente em 2016, quando correu a Maratona de Berlim em 2h03m03, o segundo melhor tempo de sempre na distância. Na ocasião, bebeu cerca de 1,5 litro durante a corrida com uma solução de 14% de hidratos de carbono (ingeriu 100 gramas de carboidrato por hora).

LEIA TAMBÉM
Nike cria programa para correr a Maratona em menos de… 2h00

A Maurten trabalha em colaboração com o projeto Sub2, que tem como mente principal Yannis Pitsiladis, científico e fisiólogo desportivo professor da Universidade de Brighton.

A Maurten vende-se em dois tamanhos pela internet: Drink Mix 160 (40 gramas de hidratos de carbono) e Beba Mix 320 (80 gramas).