Maratona de Kona 2020

Palco do campeonato do mundo de Ironman, cuja edição de 2020 foi já cancelada, a ilha de Kona, no Havaí, acaba de registar mais um cancelamento: a Maratona de Kona, assim como as restantes provas associadas, acabam de ser oficialmente desmarcadas.

Num ano em que se prepara para cumprir a sua 27.ª edição, a Kona Marathon, que até hoje nunca deixou de realizar-se, vive, assim, um momento muito especial na sua história, embora pela negativa.

Agendados para 21 de Junho de 2020, domingo, os 42,195 km de Kona acabam de ser cancelados, devido à pandemia de coronavírus.

LEIA TAMBÉM
Patrick Lange faz entre 300 e 350 km de bicicleta e entre 80 e 100 km a correr em tempos de COVID-19

Além da Maratona, a decisão dos organizadores da prova acabou colocando um ponto final, também, nas restantes provas associadas e agendadas para a mesma data. Nomeadamente, o Meia Maratona, o Quarto de Maratona (10,5 km) e os 5 km.

“Infelizmente e face à impossibilidade de realizar um evento de massas, também devido às restrições quanto a viagens, além da obrigatoriedade de qualquer viajante ter de permanecer 14 dias em quarentena, ao chegar a Kona, foi tomada a decisão de cancelar a edição de 2020 da UCC Coffee Kona Marathon”, informaram, num email enviado aos atletas já inscritos no evento, os organizadores da Kona Marathon. Acrescentando que “todos os atletas já inscritos na edição de 2020 da Maratona de Kona, vêem a sua inscrição passar para o evento de 2021“.

Confinamento também é motivo

Recorde-se que, ainda na última semana, o Governador do Havaí, David Íge, decidiu prolongar o estado de confinamento em casa, até 31 de maio.

LEIA TAMBÉM
Javier Gómez Noya vence o seu primeiro Ironman e garante Kona 2020

Para já e com o cancelamento da edição deste ano, a próxima Maratona de Kona tem data marcada para 20 de junho de 2021, mantendo-se a partida em Waikoloa e a chegada perto de Queen´s MarketPlace.

Os campeões em título da Maratona de Kona

A UCC Coffee Kona Marathon tem como recordista masculino o americano Jason Brosseau, vencedor da última edição, com o tempo de duas horas, 44 minutos e 57 segundos.

Já na maratona feminina, a vencedora foi, pela terceira vez consecutiva, a havaiana Bree Brown, com o tempo de três horas, 23 minutos e 53 segundos, obtido em 2019.