Após lesão prolongada, a alemã Kontanze Klosterhalfen não podia ter desejado melhor regress: a correr pela primeira vez os 10 mil metros, a atleta de 24 anos bateu o recorde da Alemanha na distância ao terminar com o tempo de 31m01s71.

Natural de Leverkusen, na Alemanha, Kontanze Klosterhalfen marcou presença numa prova de 10 mil metros ao ar livre em Austin, Texas. Por sinal, também era a primeira em que participava desde que se lesionou.

Contudo, e apesar das perspetivas não muito altas, a verdade é que Klosterhalfen acabou suplantando todas as expectativas, ao começar o ano olímpico não somente com uma vitória, mas também com o recorde alemão dos 10 mil metros.

LEIA TAMBÉM
Salomé Rocha mantém título nacional nos 10.000 metros mas sem marca

Medalha de bronze nos últimos Campeonatos do Mundo dos 5.000 metros, Kontanze Klosterhalfen bateu assim um recorde com quase 30 anos e que havia sido estabelecido pela berlinense Kathrin Ullrich, a qual, a 30 de junho de 1991, havia corrido a distância em 31m03s62.

Aliás, na corrida em Austin, Klosterhalfen também conseguiu os mínimos olímpicos ao suplantar os 31m25 estabelecidos como marca de qualificação para os Jogos de Tóquio. E isto correndo sob condições pouco favoráveis, com 22.º graus de temperatura e uma humidade de 82%, facto que, ainda assim, não a impediu de bater a armada norte-americana no The Texas Qualifier.

Foto: Kontanze Klosterhalfen Facebook

O regresso daquela que é também a bicampeã da Europa de pista coberta causou assim surpresa, especialmente depois de, no verão passado, ter perdido todas as grandes provas e campeonatos alemães de Braunchweig devido a lesão.

«Não posso acreditar! Ainda não tinha corrido os 10.000 metros e estava um pouco nervosa com a distância», comentou no final da prova. No entanto, a alemã não quis comprometer-se com uma possível conquista dos 5.000 e 10.000 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio: «Ainda falta muito para os Jogos Olímpicos», preferiu responder a atleta.

Ainda assim, é preciso recordar que Kontanze Klosterhalfen detém os recordes da Alemanha em provas ao ar livre da milha, dos 3.000 metros, dos 5.000 metros e dos 10.000 metros. Além dos recordes em pista coberta dos 1.500, 3.000 e 5.000 metros.